Wine2Help reúne o setor vitivinícola português em simpósio para discutir a criação de valor do vinho nacional

“Criar Valor para o Futuro” é o mote da edição de 2022 do simpósio da Wine2Help que irá decorrer nos dias 18 e 19 de março

Wine2Help em simpósio
Wine2Help reúne o setor vitivinícola português em simpósio para discutir a criação de valor do vinho nacional - ®DR

O simpósio online Wine2Help regressa este ano, com datas marcadas para os dias 18 e 19 de março. Depois do sucesso em 2021, a edição de 2022 voltará a juntar o setor vitivinícola nacional para discutir, desta vez, o presente e o futuro dos vinhos portugueses. Sob o mote “Criar Valor para o Futuro”, a iniciativa procurará debater o tema, bem como partilhar ferramentas, experiências e conhecimentos que permitam aos agentes do setor continuar a criar valor para o vinho português – no mercado nacional e no internacional.

O programa de 2022 divide-se em dois segmentos: o primeiro dia do simpósio vai incidir, sobretudo, nos Canais de Venda de Vinho – as Garrafeiras, o E-Commerce e a Restauração; e o segundo dia debruçar-se-á sobre o Enoturismo, a Exportação e a Comunicação.

Além dos seis momentos de debate previstos no programa, no fim de cada dia o evento contará com a presença de três produtores que apresentarão os seus vinhos numa prova online orientada pelo sommelier Manuel Moreira.

 “Com a edição de 2022 do simpósio Wine2Help, voltamos a querer pôr o setor dos vinhos em debate”, explica o organizador Rodrigo Quina. “É uma oportunidade única de reunir vozes notáveis e partilhar conhecimentos, experiências e aprendizagens extremamente úteis para o setor vitivinícola de língua portuguesa – produtores, distribuidores, importadores, garrafeiras, e-commerce, fornecedores –, mas também para o consumidor com elevado interesse em vinho. Se queremos criar valor para o futuro, que é o mote desta edição, acredito que temos de ajudar a valorizar o que é feito no presente. E é isso que pretendemos com este espaço de partilha”.

O simpósio contará com nomes sonantes do setor vitivinícola, como Nélson Guerreiro (Garrafeira Nacional), Teresa Figueiras (Vivino.com), Priscila Haddad (World of Wine), Ricardo Morais (Amorim Luxury), Pedro Ramos (Alma), Luísa Rebelo (Torre de Palma Wine Hotel), Sandra Dias (Quinta da Pacheca), João Caldeira (CARMIM), Alexandre Relvas (Casa Relvas), Ana Lourenço (Sogevinus Fine Wines), Frederico Falcão (ViniPortugal/Wines of Portugal), entre outros.

No painel de oradores, a edição de 2022 apresenta, ainda, quatro referências do setor vitivinícola brasileiro, numa procura de cruzar conhecimentos dos dois lados do Atlântico. Jessica Marinzeck (Divvino.com.br), Lua Sampaio (Flua Vinho e Cia.), Carlos Geraldo (Wine.com.br) e Cláudia Hercog (Hercog Comunicação) compõem o quarteto de oradores do país irmão.

aNOTÍCIA.pt