La Susy by Chakall – O novo conceito de restauração no El Corte Inglés em Vila Nova de Gaia

O novo conceito de restauração do Chef Chakall - La Susy by Chakall – que presta homenagem em vida à sua mãe, foi inaugurado ontem 3 de março no El Corte Inglés em Vila Nova de Gaia.

Chakall no El Corte Inglés
La Susy by Chakall - O novo conceito de restauração no El Corte Inglés em Vila Nova de Gaia - ®DR

Foi oficialmente inaugurado ontem, 3 de março, o novo conceito de restauração do Chef Chakall, no El Corte Inglés em Vila Nova de Gaia – La Susy by Chakall. Este espaço do chef argentino, o primeiro do conceito de franchising, presta homenagem em vida a sua mãe, Susana Maria Fisch – Susy – como sempre foi chamada pela família e amigos. La Susy by Chakall pretende partilhar as famosas empanadas argentinas e outras iguarias icónicas da gastronomia do seu país natal com o mundo.

A ideia por trás de La Susy by Chakall começou a ser desenhada em plena pandemia por Chakall e pela irmã, Silvina Lopez, com o objetivo de eternizarem a receita secreta da mãe – cozinheira e empresária de restauração nos seus tempos áureos -, e que foi uma das primeiras aprendizagens na cozinha para os 6 irmãos.

Como confessou Chakall, “comecei a aprender a fazer Empanadas com uns 5 ou 6 anos. Lembro-me que aos fins de semana, sobretudo, havia pessoas que viajavam 2 a 3 horas para vir ao restaurante da minha mãe só para se deliciarem com as empanadas dela. Eramos 6 irmãos e todos ajudávamos na cozinha. A nossa mãe é, de facto, a nossa maior inspiração!”

Os dois irmãos Lopez, começaram o fabrico das empanadas durante a pandemia que, numa primeira fase, tiveram como destino uma cadeia de supermercados em França, tendo o conceito começado a ser desenhado até se materializar no primeiro espaço físico que agora nasce na principal avenida em Vila Nova de Gaia.

“Para o El Corte Inglés, cujo grande objetivo é servir bem os seus clientes apresentando a todo o momento propostas exclusivas, inovadoras e qualificadas, a parceria com o Chef Chakall representa, justamente, o cumprimento desse nosso propósito. La Susy by Chakall oferece uma extraordinária variedade de ’empanadas’, com sabor, requinte e qualidade”, explica o diretor do El Corte Inglés de Gaia Porto, Tiago Paz.

La Susy by Chakall, El Corte Inglés de Gaia Porto, é o primeiro espaço a abrir no norte de Portugal, mas já há planos de outras aberturas no futuro.

Na inauguração do espaço, Silvina Lopez revelou ainda que já há planos de expansão da marca tanto a nível nacional, podendo Lisboa receber La Susy by Chakall em breve, mas também o Luxemburgo e o Dubai estão no horizonte num futuro próximo, a nível internacional.

Silvina partilhou ainda o que esperar do menu proposto que “apresenta além das Empanadas Clássicas de Carne (a Porteña) e a preferida das crianças com recheio de fiambre e queijo (a Patagónia), mais 12 sabores com criações de recheios que nos transportam para vários lugares do mundo, incluindo Portugal, que nos remetem para algumas das viagens que fizemos ao longo da vida.”

Chakall revelou que “a receita secreta é da nossa mãe e com esta nova marca pretendemos trazer a Argentina para Portugal e daqui para o Mundo. O fabrico é feito em território nacional estando também para breve a abertura da unidade de produção própria na zona da Lourinhã.”

No La Susy by Chakall, no El Corte Inglés, enquanto se saboreia uma empanada pode viajar até Marrocos, Lapónia, Texas, Pequim, Capri, só para enumerar alguns dos destinos que fazem parte dos carimbos dos passaportes da família Lopez.

Todas as empanadas têm um recheio inspirado na gastronomia local de cada país ou cidade visitado, porque, segundo os irmãos “as viagens são também parte do nosso ADN e a comida efetivamente une as pessoas e as memórias que trazemos dos locais que visitamos. Para nós as empanadas fazem também parte da nossa cultura e sobretudo da nossa memória afetiva. Comer uma empanada remete-nos à nossa infância, aos cheiros, aos sabores e às memórias que nos trouxeram até aqui, mas acima de tudo ao que a nossa mãe representa nas nossas vidas.”

Além das Empanadas Argentinas, com um valor unitário de 2,95€, quem visitar o La Susy by Chakall, poderá também encontrar outros ícones da gastronomia argentina como os Alfajores ou adquirir Dulce de Leche e Chimichurri (um molho tipicamente argentino que combina na perfeição com as empanadas – ou com as carnes), bem como vários vinhos argentinos com o cunho (e blend) do próprio chef para além de vinhos nacionais também com a sua assinatura.

As Empanadas são muito práticas, ideais para um conceito de grab & go, podem ser degustadas no local, adquiridas em take away para levar para casa ou para o escritório, e, muito em breve, o La Susy by Chakall estará ainda disponível nas plataformas habituais de delivery.

Quem é La Susy?

A mulher pela qual, num país onde a empanada é “rainha”, as pessoas faziam horas de estrada só para ir provar as suas. Foi ela que descobriu formas – numa época na qual não era fácil congelar e embalar alimentos -, das pessoas que queriam dar a conhecer o verdadeiro sabor das empanadas às suas famílias, por vezes em locais longínquos ou até mesmo noutros continentes.

Susana Maria Fisch – ou Susy, como lhe chama carinhosamente a família, nasceu numa pequena localidade de Buenos Aires em 1937. Trabalhadora incansável, uma verdadeira fortaleza, com mãos de ouro para a cozinha. O seu talento com os tachos, uma verdadeira dança de ingredientes transformados em pratos fabulosos. Além de cozinheira de mão cheia, foi, nos seus tempos áureos, uma grande empresária da restauração e liderou grandes equipas. A receita secreta das suas empanadas seria apenas partilhada com os seus filhos.

Susy era a anfitriã perfeita nas mesas enormes dos seus restaurantes cheias de amigos e família sempre com empanadas – e um sorriso! – a acompanhar e a preencher os fins de semana.

Mãe de 6 filhos. Avó de 13 netos.

Toda uma vida de sacrifício para dar aos seus filhos o melhor que estava ao seu alcance. Muitas vezes mãe e pai ao mesmo tempo, foi sempre uma mulher batalhadora e um grande exemplo. Horas de trabalho infindáveis, sempre com uma energia inesgotável. Mulher de carácter firme e personalidade forte, mas carinhosa e muito resiliente. Uma vida de alegrias, mas também de muitos desafios e muitas lágrimas, uma mulher à frente do seu tempo. Uma lição de vida para todos os que a rodeiam, um exemplo de que todos os dias da nossa vida são uma nova oportunidade para recomeçar, uma e outra vez.

aNOTÍCIA.pt