Portugueses apoiam e procedem ao resgate de refugiados

Quatro portugueses saíram de Vila Real, percorreram mais de quatro mil quilómetros, entregaram três toneladas de bens e estão de regresso após o resgate de refugiados ucranianos

resgate de refugiados por Portugueses
Portugueses apoiam e procedem ao resgate de refugiados - ©David Migueis

Já estão de regresso os quatro portugueses que se deslocaram à fronteira com a Ucrânia com a missão de levar 3 toneladas de bens necessários para o povo que está na frente de batalha, após o resgate de três refugiados.

Depois de mais de 4 mil quilómetros de caminho, David Migueis e mais 3 amigos, todos portugueses, deslocaram-se de Vila Real até Cracóvia (Polónia) onde entregaram 3 toneladas de roupa, produtos de higiene, comida, medicamentos e material médico que angariaram, e terem procedido ao resgate de três refugiados, depois de ver um apelo de nas redes sociais.

Os três refugiados agora resgatados, conseguiram sair antes do local onde moravam, nos arredores de Kiev ser destruído pelas tropas russas. Desde dia 1 de março que viveram pelas ruas até conseguirem sair pela Hungria conforme nos disse David Migueis, “conseguiram uma rota pela Hungria e saíram na estação de Cracóvia onde os fui buscar às 6h da manhã, estavam milhares de pessoas, fui ajudado por uma voluntária ucraniana que a essa hora estava a triar”.

Estáveis e em segurança, mas psicologicamente fragilizados por abandonar os seus pertences e alguns familiares, esperam agora puder estar com pessoas próximas que residem na cidade do Porto.

David Migueis relata um ambiente hostil onde começam a falhar muitos bens prioritários “neste momento a prioridade é soro fisiológico, inflamatórios, luvas esterilizadas, kits de primeiros socorros”, refere.

Assim que chegar a Portugal David prevê vir a efetuar uma nova missão de entrega e de regaste de mais refugiados que precisem de sair da Ucrânia.

aNOTÍCIA.pt