Conferência junta empresários para “Pensar no Futuro” das organizações

O principal objetivo da conferência "Pensar no Futuro: O Desafio das Lideranças" é promover o debate sobre os desafios dos líderes nas empresas, assim como refletir sobre as possíveis soluções a implementar

Pensar no Futuro
Conferência junta empresários para “Pensar no Futuro” das organizações - ®DR

A Porto Business School e a CIP – Confederação Empresarial de Portugal – organizam a conferência “Pensar no Futuro: O Desafio das Lideranças”, no próximo dia 16 de março, na Porto Business School, que visa pensar no Futuro das empresas, através do desafio das suas lideranças.

A conferência prolonga-se ao longo do dia e divide-se em dois momentos. Na parte da manhã, teremos painéis dedicados ao debate, o primeiro intitulado “Que competências devem ter os novos líderes e qual o seu papel perante os desafios” será moderado por Patrícia Teixeira Lopes (Vice Dean na Porto Business School), e conta com Marco Galinha (CEO do Grupo Bel), António Amorim (Presidente da Corticeira Amorim) e Ana Salomé Martins (Executive Board Member da Symington) como oradores, e Margarida Pedrosa, Especialista da Porto Business School, na qualidade de igniter do painel.

O segundo tema da manhã, focado na temática “O que procuram os novos profissionais das empresas?”, conta com as perspetivas de José Miguel Leonardo (CEO da Randstad Portugal), Ana Vicente (Head of People da Sonae Sierra) e Cristina Azevedo (Diretora Delegação do Porto LHH | DBM), e com a moderação de Catarina Quintela, Corporate Solutions Director da Porto Business School, e Maria Antónia Cadilhe, Especialista da Porto Business School, na qualidade de igniter do painel.

António Saraiva, presidente da CIP – confederação que representa 150.000 empresas que representa 71% do PIB nacional – vai abordar a questão: “Qual é o papel do Associativismo na transformação social para o Futuro“, ao lado de Jorge Portugal (General Manager da COTEC Portugal) e Miguel Pinto (Managing Director da Continental Advanced Antenna Portugal). 

No período da tarde, os participantes inscritos são convidados a participar ativamente em mesas redondas, na sessão de pares, e a apresentar as suas conclusões sobre temas como o crescimento, a sucessão geracional e familiar, liderança e ambição, desafio de atratividade e retenção, a sustentabilidade e transição climática sem esquecer a transformação digital.  

Patrícia Teixeira Lopes, Associate dean da Porto Business School, destaca “Sempre tivemos uma ligação muito próxima às empresas, que nos permite ter um modelo de gestão diferenciador no panorama das Escolas de Negócios em Portugal. Nesse sentido, este evento com a CIP enquadra-se na nossa missão de preparar empresas e indivíduos para serem agentes da mudança ao longo da vida. Esperamos desfrutar de um dia rico em debate e conclusões sobre os temas cruciais da gestão das empresas e das suas lideranças.”

António Saraiva, presidente da CIP, salienta quea CIP entende que a evolução da competitividade e produtividade das empresas nacionais e tão necessária ao crescimento da economia portuguesa, em muito beneficia com a reflexão conjunta entre as empresas e a academia. Todos não somos demais para o alcance deste desígnio. As questões da liderança e da organização das empresas e instituições têm recebido, ao longo dos tempos, contributos importantes a partir das investigações universitárias. Esta iniciativa conjunta entre a CIP e a Porto Business School constitui mais um desses exemplos. Nela ambicionamos uma profícua partilha de experiências e de visões arrojadas sobre a evolução destes processos.”

As inscrições para a conferência podem ser feitas em: https://forms.gle/yMiSHpPYCqGkuvNMA

aNOTÍCIA.pt