Portugal conquista o quarto lugar na Taça da Europa de Lançamentos

Auriol Dongmo conquistou o ouro, Leandro Ramos a prata e Liliana Cá o bronze na Taça da Europa de Lançamentos

Taça da Europa de Lançamentos
Portugal conquista o quarto lugar na Taça da Europa de Lançamentos - ®DR

Depois do ouro conquistado ontem por Auriol Dongmo, no lançamento do peso, na primeira jornada da Taça da Europa de Lançamentos, que decorreu este fim de semana (12 e 13 de março) em Leiria; hoje foi a vez de Leandro Ramos e Liliana Cá aumentarem para três o número de medalhas para Portugal, conseguindo, respetivamente a prata e o bronze. O nosso país conquistou, assim, coletivamente, o quarto lugar, igualando a sua melhor qualificação coletiva nesta competição.

Leandro Ramos de prata

Individualmente, nesta segunda jornada, destacou-se Leandro Ramos que conquistou a medalha de prata na prova Sub-23 do lançamento do dardo. O recordista de Portugal da disciplina era apontado como um dos favoritos, sendo o detentor da melhor marca entre os concorrentes, e começou na liderança, com um ensaio de 72,46 metros. No entanto, o francês Teura’itera’i Tupaia, na sua segunda tentativa, lançou o dardo a 77,21 metros, a sua melhor marca nesta temporada, distância à qual Leandro Ramos não conseguiu chegar, terminando na segunda posição com 76,48 metros alcançados ao quinto ensaio.

No final, o atleta português classificou a sua prestação como “positiva”, mas confessou que os 76, 48 metros foram “puxados a ferros”. “O corpo não estava a responder, mas as condições são iguais para todos e nem sempre conseguimos a marca que desejamos. De qualquer forma, uma medalha é sempre uma medalha e só posso estar contente”, concluiu Leandro Ramos, que disse continuar focado para conseguir estar nos campeonatos do mundo e da Europa.

Lilliana Cá conquista o bronze no disco

No disco, o ouro ficou decidido ao primeiro lançamento, com a italiana Daisy Osakue, a chegar aos 61,56 metros. No entanto, o pódio da Taça da Europa de Lançamentos só ficou fechado no último lançamento realizado pela portuguesa Liliana Cá, que conquistou o bronze com 60,74 metros. A outra portuguesa em competição, Irina Rodrigues, vice-campeã no ano passado, precisamente atrás de Liliana Cá, alcançou a segunda posição com um primeiro lançamento de 59,68 metros, sendo depois superada pela dinamarquesa Lisa Pedersen, que lançou 60,03 metros e por Liliana Cá, que alcançou os 59,77 metros na sua primeira tentativa.

Foi preciso esperar pelo quinto ensaio, para os quatro primeiros lugares verem alterações, com a lituana Leva Zarankaite, com um lançamento de 59,92 metros, a “empurrar” Liliana Cá para fora do pódio e Irina Rodrigues para o quinto lugar. Irina Rodrigues acabou na sexta posição, com a francesa Mélina Robert-Michon a ficar na quinta, com um lançamento de 59,69 metros, ao qual a portuguesa não conseguiu responder no sexto e último ensaio, de 59,63 metros. Já Liliana Cá respondeu e bem, com o lançamento de 60,74 metros, que lhe valeu o bronze.

No lançamento do peso Francisco Belo, vice-campeão no ano passado, terminou na 5.ª posição, com a marca de 20,11 metros. Tsanko Arnaudov foi 12.º com 19,12 metros. A prova foi ganha pelo italiano Zane Weir, com a marca de 21,99 metros, recorde da competição. Na final B do lançamento do dardo participou o português Ilírio Nazaré que, com a marca de 64,31 metros, terminou na oitava posição. Ivanilda Lopes classificou-se no 9.º lugar no lançamento do disco Sub-23; e, no lançamento do martelo Sub-23, Mariana Pestana terminou na 15.ª posição.

O técnico nacional de lançamentos, Paulo Reis, fez, no final desta segunda jornada, o balanço da prestação portuguesa: Fomos quartos coletivamente, mas temos capacidade de fazer mais e sei que vamos chegar ao pódio. Claro que no que ao número de medalhas diz respeito – três – a prestação da nossa equipa foi positiva. No ano passado obtivemos a nossa melhor prestação de sempre, com quatro medalhas, e este ano poderíamos ter feito melhor. No entanto, é preciso destacar a medalha de ouro da Auriol Dongmo, conquistada em condições meteorológicas muito adversas; a medalha de prata do Leandro Ramos; e a medalha de bronze da Liliana Cá, que, é preciso referir, foi conquistada com muita luta, já que a atleta estava condicionada, com um problema na perna esquerda, pelo que o seu terceiro lugar foi um feito extraordinário. Agora é preciso corrigir o que não correu também, vamos todos trabalhar em conjunto com os treinadores e sei que vamos conseguir fazer melhor. Acredito que vamos chegar ao pódio.”

Os resultados completos da Taça da Europa de Lançamentos podem ser consultados aqui: Daily Schedule – Athletics | European Athletics Throwing Cup 2022 (european-athletics.com).

aNOTÍCIA.pt