Algarve vai à BTL com novo stand e promove-se como destino industrial e criativo

O Algarve apresenta-se na BTL, com um novo stand promocional, e promove-se como destino industrial e criativo nos 16 municípios da região.

Algarve na BTL
Algarve vai à BTL com novo stand e promove-se como destino industrial e criativo - ®DR

A estreia de um stand mais tecnológico com cerca de 700 metros quadrados, onde estão representados os 16 municípios da região e 18 unidades hoteleiras e operadores turísticos e a aposta no turismo industrial são algumas novidades com que o Turismo do Algarve se apresenta na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a feira de referência do setor que depois de dois anos suspensa traz expectativas altas para a promoção do principal destino turístico do país.

Com design moderno, o espaço Algarve tem apontamentos tecnológicos que fazem a diferença no contacto com o visitante: uma mesa interativa, mostra a oferta que os vários concelhos da região têm para oferecer aos turistas e um dispositivo com efeitos holográficos que tornam o ambiente mais acolhedor.

Para a BTL, o Algarve programou um conjunto de iniciativas e momentos de animação que dão a conhecer ao público e aos profissionais do setor a diversidade da oferta turística da região. O dia forte do Algarve na BTL foi esta quinta-feira (17), onde foi feita a apresentação das novidades e da estratégia do Turismo do Algarve para este ano, a apresentação da candidatura a Cidade Europeia do Vinho pelos municípios de Lagoa, Silves, Lagos e Albufeira e ainda uma demonstração gastronómica e de artesanato no âmbito do projeto Algarve Craft & Food.

O turismo criativo, representado pelo Algarve Craft & Food, é precisamente uma das apostas do Turismo do Algarve para os próximos anos. A ideia é estimular o desenvolvimento e ainda a internacionalização das indústrias culturais e inovadoras, baseadas no artesanato e nos produtos alimentares locais do Algarve, através da criação de 10 novos programas de turismo na região.

Outra novidade é a promoção do turismo industrial no Algarve. O Turismo do Algarve integra o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, liderado pelo Turismo de Portugal, e está agora a estruturar a oferta da região associada à indústria viva e ao património industrial.

Exemplos práticos desta oferta são a mina de sal-gema de Loulé, a produção e transformação de cortiça em São Brás de Alportel, a produção de conservas em Lagoa ou o olivoturismo em Olhão.

O objetivo final é divulgar este segmento turístico e afirmar o Algarve como um destino multiprodutos, com experiências de Sol e Mar, Golfe, Náutica, Cycling & Walking, Desporto, Cultura, Gastronomia e Vinhos, Turismo Criativo e Turismo Industrial.

Durante os cinco dias de feira haverá ainda provas de vinho, demonstrações gastronómicas e das artes e ofícios da região e várias apresentações de projetos, em parceria com os municípios algarvios. Será um programa de animação completo para visitantes e profissionais do setor que ainda podem levar lembranças do Algarve para casa na forma de guias e outros materiais promocionais.

«A BTL será um palco privilegiado para a promoção dos destinos e para o debate dos desafios do setor nos próximos tempos. Depois de dois anos de pandemia, o perfil do turista sofreu alterações, as estratégias foram adaptadas e a dinâmica dos mercados está diferente, portanto regressamos com expectativa ao certame que simboliza a previsão de retoma que acreditamos ser possível já a partir de março», afirma João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

De recordar que em 2019 (ano pré-pandémico) o Algarve registou um crescimento no número de hóspedes (+7,2%), nos proveitos totais (+7,2%) e nas dormidas (+2,5%) face a 2018, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Já em 2021, e depois da quebra acentuada da atividade turística provocada pela pandemia, notou-se uma retoma de julho a novembro, numa primeira fase impulsionada pelo mercado interno e depois também pela procura de europeus. Este ano já há sinais claros de recuperação. Neste momento o Algarve está com bons níveis de reservas para os próximos meses, muito próximos dos de 2019, o melhor ano turístico de sempre.

 «Ainda que a recuperação seja gradual, o Algarve está entre as principais escolhas dos portugueses e dos mercados externos da Europa. O regresso às feiras é essencial para colocarmos o destino no top of mind dos turistas, daí a nossa presença na BTL, a qual esperamos que vá incrementar a já elevada procura pelo destino», refere João Fernandes.

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