“Encontros Magriços” lançam workshops de expressão artística para discutir a cultura

Os “Encontros Magriços” levam à Associação Recreativa Luz e Vida, em Gondomar, workshops que geram discussão e reflexão sobre práticas e pesquisas nas várias expressões artísticas.

Encontros Magriços
"Encontros Magriços" lançam workshops de expressão artística para discutir a cultura - ®DR

A 19 e 20 de Março, os “Encontros Magriços” desafiam a comunidade artística a promover o encontro e o diálogo com a sociedade, levando à Associação Recreativa Luz e Vida, em Gondomar, workshops que geram discussão e reflexão sobre práticas e pesquisas nas várias expressões artísticas.

Depois de ter sido abordado o som no movimento e na performance através do workshop do dia 13 com os músicos e compositores Domingos Alves e Ap Neves, no dia 19, entre as 10 e as 13 horas, Daniel Pinheiro e Tommy Luther abordam “Matter in transformation”, num workshop que cruza a manipulação e interpretação de marionetas e o recurso ao vídeo. Através de jogos, exercícios de improvisação e criação de cenas dramatúrgicas, com marionetas criadas de forma simples durante a sessão, os participantes podem ainda descobrir como cruzar essa experiência com vídeo, transportando a matéria criada para lugares improváveis – em tempo real e/ou filmagens prévias – e explorando possibilidades de narrativa entre os corpos e as marionetas.

Já a 20 de Março, as performers e coreógrafas Mariana Amorim e Mafalda Deville transmitem a importância do gesto e a tradução de linguagens através do corpo passando por diferentes métodos de composição dramatúrgica. Entre as 10 e as 13 horas, os participantes podem experimentar as muitas formas de expressão corporal, ultrapassando barreiras de linguagem e comunicação.

Promovidos pela Esquiva Companhia de Dança, os “Encontros Magriços” estão limitados a um máximo de 20 participantes por sessão, com inscrição prévia gratuita. O projecto, financiado pelo programa “Garantir Cultura” desafia a comunidade a mergulhar no universo das artes performativas e discutir os métodos, as preocupações e dúvidas, as inquietudes desde a criação de um objecto artístico à construção de públicos, passando pelos dispositivos alternativos à apresentação ao vivo, e ainda dos papéis dos vários intervenientes das áreas culturais.

aNOTÍCIA.pt