Rotas turísticas Ativa, Viva e Lazer, privilegiam a natureza e as atividades ao ar livre em Castelo Branco

Rota Ativa, Rota Viva e Rota Lazer, três rotas turísticas que privilegiam a natureza e as atividades ao ar livre em Castelo Branco, Capital da Beira Baixa.

rotas turísticas de Castelo Branco
Rotas turísticas Ativa, Viva e Lazer, privilegiam a natureza e as atividades ao ar livre em Castelo Branco - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Situada entre a Serra da Estrela e o rio Tejo, Castelo Branco, capital da Beira Baixa, é uma referência da região centro. Com a sua origem a remontar ao século XII, nela coabitam passado e presente num raro equilíbrio entre história e modernidade. Ao chegar ao concelho de Castelo Branco, respire o ar puro e deixe-se surpreender pela beleza desta cidade beirã que agora lhe proporciona rotas turísticas para todas as idades e gostos.

Sendo uma cidade do interior, nem por isso Castelo Branco se deixa prender à interioridade. Muitas são as ofertas que esta cidade tem para mostrar aos visitantes. Com esse objetivo, foi lançada uma APP, com dez rotas turísticas, das quais vos vamos falar.

Comecemos pelas Rota Ativa, Rota Viva e Rota Lazer, já que todas elas privilegiam a natureza e as atividades ao ar livre. O roteiro apresenta várias atividades com diversos níveis de dificuldade, a pé uma vasta rede de percursos pedestres, ou de bicicleta, através de circuitos de BTT, mas também percursos de observação de aves/birdwatching.

Um dos ex-libris de Castelo Branco, é o Parque do Barrocal, um verdadeiro espaço natural em plena cidade, integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional.

No Parque, os caminhos e passadiços foram desenhados no sítio, adaptando-se às singularidades topográficas e geológicas de cada lugar. Juntamente com os mirantes, são plataformas de observação privilegiadas para contemplar e viver a paisagem do Barrocal, da campina e da cidade e interpretar os seus valores e evolução ao longo do tempo.

O Túnel do Lagarto, o Observatório dos Abelharucos e o Círculo do Domo assumem uma função de referência e permitem várias atividades. Há uma ponte suspensa que convida a visita ao mirante de São Martinho.

Inaugurado em 2020, o Parque do Barrocal ocupa 40 hectares. Aí pode-se apreciar uma paisagem granítica que evoluiu e se transformou ao longo de centenas de milhões de anos de movimentos tectónicos.

Além da natureza, poderá observar e ouvir durante a Primavera os cantos nupciais das aves que utilizam o Barrocal para nidificar. Ao longo do ano, espécies como o Papa-moscas-preto (Ficedula hypoleuca), ou invernam aqui, como a Petinha-dos-prados (Anthus pratensis), o Tordo-pinto (Turdus philomelos) e o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), passam por aqui durante a migração outonal.

Para além do Barrocal existem ainda neste território, mais dois percursos de observação de aves. O percurso Norte, com cerca de 35 kms mostra o planalto de Castelo Branco, sempre com a Serra da Gardunha, como pano de fundo e que culmina na albufeira da barragem de Santa Águeda ou Marateca, onde existe uma grande diversidade de aves associadas ao meio aquático.

O percurso Sul, com cerca de 90 kms que evolui para sul do concelho, passando por Monforte da Beira e Malpica do Tejo. Aqui pode observar-se as majestosas aves planadoras, como o abutre, a águia, o grifo e a cegonha preta.

É possível percorrer alguns troços deste percurso a pé, mas também fazer um agradável passeio de barco no Rio Tejo, a partir do Cais de Malpica, ou do Cais de Lentiscais, no Rio Pônsul e apreciar a fauna e a flora do Parque Natural do Tejo Internacional.

Para relaxar e passar uns bons momentos em família ou entre amigos, também Castelo Branco, tem várias e muito agradáveis propostas para oferecer.

Desde a piscina-praia, com ondas artificiais, em plena cidade, que atrai famílias e muitos jovens à cidade, para mitigar o calor nos dias de verão, (bastante quente), ao aprazível Parque da Cidade, que alia património e espaços verdes, até às praias fluviais de Almaceda e Sesmo, todas estas propostas são ideais para passar uns dias divertidos e relaxantes.

Proximamente, falar-vos-emos das outras rotas.

Artigos Relacionados:

Castelo Branco lança APP com dez rotas turísticas na BTL

Castelo Branco, apresentou APP CB Rotas, na BTL