“Três Mulheres em Torno de um Piano”, da Seiva Trupe na Sala Estúdio Perpétuo, no Porto

Seiva Trupe estreia no próximo dia 27, a peça “Três Mulheres em Torno de um Piano”, na Sala Estúdio Perpétuo, no Porto, a nova residência permanente de uma das maiores companhias teatrais do país.

Seiva Trupe no Porto
“Três Mulheres em Torno de um Piano”, da Seiva Trupe na Sala Estúdio Perpétuo, no Porto - ®DR

Considerada uma das maiores companhias teatrais do país, a Seiva Trupe estreia no próximo dia 27 de março a peça “Três Mulheres em Torno de um Piano”, na Sala Estúdio Perpétuo (antigo Cinema Estúdio) a sua nova residência permanente na Rua Costa Cabral, na cidade do Porto.

“Três Mulheres em Torno de um Piano, com texto e encenação de Jorge Castro Guedes, é uma “comédia roxa porque é um murro na consciência de cada um de nós”, mas a que Jorge Listopad preferiu dizer que era uma ‘opera omina’ de um texto inaugural, de uma nova forma de dizer e fazer teatro, por um homem com tanto de lúcido como de desesperado.

Esta é uma re-estreia de uma peça já levada a palco pela companhia há dez anos, agora com as atrizes Sandra Salomé, Kátia Guedes e Teresa Fonseca e Costa. “As atrizes são outras, o mundo é outro. Tem as mesmas coordenadas, mas já não é a mesma peça”, diz Jorge Castro Guedes, encenador e autor do texto.

“Três Mulheres em Torno de um Piano” é uma comédia de humor crítico e horripilante que se baseia num encontro quase fortuito de três mulheres numa noite de tempestade no meio de uma casa nas avenidas novas, em Lisboa, preenchido por um delírio comportamental de situações. Por pano de fundo a prostituição e o fim de vida penoso de muitas pessoas da 3ª idade.

A Seiva Trupe foi constituída oficialmente em 11 de Setembro de 1973 na cidade do Porto por um grupo de jovens, entre os quais António Reis, Estrela Novais e Júlio Cardoso. Desde essa data, a Seiva Trupe tem promovido um teatro de rigor artístico, cultural e de comunicação. Em 1993 é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública e a 26 de março de 2010, aquando das comemorações do Dia Mundial do Teatro, foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de Membro-Honorário da Ordem do Mérito.

Esta estreia dupla vai ter várias ações de comunicação, tais como distribuição de flyers a spots publicitários espalhados pela cidade do Porto. No dia 27 de março a “Festa” começa às 18h com um pequeno concerto no Coreto da Praça do Marquês, no Porto, com a banda Balklavalhau, a servir de entrada para a estreia de “Três Mulheres em Torno de um Piano”.

“Três Mulheres e um Piano” vai estar em palco de 27 de março a 11 de abril, com entrada a maiores de 14 anos.

aNOTÍCIA.pt