Essência do Vinho – Porto está de regresso

A Essência do Vinho leva ao Porto, de 31 de março a 3 de abril, 4.000 vinhos, 400 produtores, 50 atividades paralelas e a eleição do "TOP 10"

Essência do Vinho no Porto
Essência do Vinho – Porto está de regresso - ®DR

“A principal experiência do vinho em Portugal” está de regresso para concretizar a 18ª edição. Essência do Vinho – Porto volta a reunir o mundo do vinho no Palácio da Bolsa, de 31 de março a 3 de abril, ao ter em prova mais de 4.000 exemplares representados por 400 produtores, nacionais e estrangeiros, a que se junta um intenso programa paralelo de atividades.

“Essência do Vinho – Porto é um evento plural, que alia nomes icónicos e novos protagonistas. Nunca esquecemos os clássicos mas também estamos atentos às novas tendências. Nesta edição, que assinala simbolicamente a maioridade, quisemos reforçar a diversidade do nosso país sem esquecer o resto do mundo, até porque a competitividade e a influência são globais. Daí voltarmos a trazer ao Porto uma comitiva internacional de, especialistas, de origens tão distintas quanto Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido ou Suíça. Neste regresso do evento, após a paragem forçada pela pandemia em 2021, foi particularmente desafiante preparar uma programação de alto nível, mas conseguimos fazê-lo. Acredito, por isso, que será uma grande edição”, antecipa Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência do Vinho.

Entre os destaques dessa programação, a competição “TOP 10 Vinhos Portugueses”, com a participação de um júri internacional. Uma pré-seleção do painel de provadores da Revista de Vinhos, baseada nos exemplares que obtiveram as mais elevadas pontuações no último ano, é sujeita ao crivo de especialistas convidados (líderes de opinião, críticos, jornalistas e sommeliers), que representam diferentes sensibilidades e mercados. Mas, há muito mais a conferir.

Para lá da prova aberta com produtores, os visitantes do Essência do Vinho – Porto poderão inscrever-se num conjunto de ações que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho e harmonizações vinho/gastronomia.

No capítulo dos fortificados, a programação é particularmente generosa. A comitiva internacional convidada participará na prova “Fortificados de Sonho”, que reunirá edições raras e de colecionador de vinhos muito velhos do Porto, Madeira, Carcavelos e Moscatéis de Setúbal. Disponíveis para inscrições pelos visitantes, a Dalva mostrará a beleza ímpar de Vinhos do Porto Brancos envelhecidos, enquanto a Kopke desafia a uma viagem por Portos com Indicação de Idade – 20, 30, 40 e o novo 50 Anos. Para quem pretender aprofundar conhecimentos sobre Vinho Madeira, há também uma prova que versará sobre as castas principais que estão na base do fortificado insular que ao longo dos séculos tem viajado pelo mundo.

Sendo a notável capacidade de evolução ao longo do tempo das principais características dos vinhos portugueses, Essência do Vinho – Porto enfatiza isso mesmo em diferentes sessões. Do Alentejo, o Esporão fará uma prova de diferentes colheitas do Private Selection, branco e tinto. Do Dão, a Quinta dos Carvalhais mostra o comportamento de várias colheitas do monocasta Touriga Nacional. Nos Vinhos Verdes, outra prova comentada vai explorar a longevidade da casta Loureiro, a estrela do Vale do Lima, e da Bairrada chegarão diferentes exemplares da Quinta d´Aguieira. Não faltará também uma sessão com vinhos nacionais da década de 90.

No capítulo internacional, um dos sublinhados é a prova “La Bella Itália”, que reunirá alguns dos mais sonantes nomes da Toscana, popularmente reconhecidos por “Super Tuscans”. De Champagne, a maison Henri Giraud mostrará os pergaminhos do “terroir” de Ay Champagne, sobretudo através da interpretação borbulhante da casta Pinot Noir. Na sessão “The Wine World” confrontam-se vinhos da velha Europa e de países tidos do Novo Mundo, havendo igualmente lugar à apresentação da nova linha de copos de cristal da austríaca Riedel, a “Winewings”, nome inspirado nas asas das aeronaves.

Provas com vinhos de Cabriz, Quinta da Pacheca, Quinta do Côtto, Vale Meão, Lavradores de Feitoria e Blackett complementam o cardápio, que também serve três sessões de harmonização, combinações entre vinho e gastronomia com chefes que lideram restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin.

Arnaldo Azevedo, do portuense Vila Foz, o “Restaurante do Ano 2021” pela Revista de Vinhos, cria pratos para harmonização com os champanhes Philipponnat, maison de largo historial, que remonta já ao séc. XVI. Diogo Rocha, do galardoado Mesa de Lemos, em Silgueiros – Viseu, mostra combinações com os vinhos da Quinta de Lemos e o chefe Vitor Matos cria gastronomia a pensar na combinação com os vinhos salinos e tensos da Azores Wine Company.

“Portos Tawny 10 Anos: a verdade que se impõe!”, “Boas Compras do TOP Revista de Vinhos”, “Rosés de piscina, rosés gastronómicos e vinhos palhete”, “O que são os Orange Wines” são apenas alguns dos temas das sempre didáticas “Conversas Sobre Vinho”.

 A programação detalhada e as condições de acesso à 18ª do Essência do Vinho – Porto estão disponíveis online, em www.essenciadovinhoporto.com

aNOTÍCIA.pt