“Terras do Borrego ’22” a quinzena gastronómica do Borrego do Alto Alentejo

A 1ª edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’22 vai decorrer de 8 a 24 de abril em vários restaurantes do concelhos do distrito de Portalegre

Terras do Borrego
“Terras do Borrego '22” a quinzena gastronómica do Borrego do Alto Alentejo - ®DR

O Alto Alentejo vai ser palco da 1.ª edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’22, entre os dias 8 e 24 de abril, em mais de 100 restaurantes nos vários concelhos do distrito de Portalegre: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Esta iniciativa ocorre no âmbito da afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com o lançamento de uma marca e de um vasto programa de valorização do território. Baseia-se na importância económica do gado ovino, que mereceu já a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.

Assim, quem visitar Sousel e os restantes municípios do Alto Alentejo, ao longo dos 15 dias que correspondem ao período pascal, poderá saborear diferentes receitas de borrego, tais como as famosas costeletas e o ensopado. A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada no site www.souselcapitaldoborrego.pt ou nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram).

“Sousel é hoje, indiscutivelmente, uma referência inigualável no país e no Mundo ao nível do setor ovino. A nossa carne de borrego é um produto de excelência que aliamos ao saber fazer único das nossas gentes e aos produtos endógenos da região. Estão reunidas as condições para a ‘receita’ perfeita que resulta neste evento. Queremos promover o que de melhor se faz em Sousel, mas também em todo o Alto Alentejo, tendo o borrego e as tradições a ele associadas no centro desta dinâmica intermunicipal”, explica Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel.

Prato-estrela da edição deste ano assinado pelo chef Jorge Peças

A 1.º edição das Terras do Borrego ’22 conta com a assinatura premium de Jorge Peças, natural de Sousel e afamado chef de cozinha do Convento do Espinheiro, em Évora, que confecionou o prato-estrela do evento: Assado lento de borrego com acelgas e que será servido em muitos dos estabelecimentos.

“Aceitei com orgulho o convite que a Câmara Municipal de Sousel me interpôs para fazer parte deste projeto e ser a cara da 1ª edição das Terras do Borrego. Enquanto filho da terra, sinto-me feliz por contribuir para este tipo de projetos, importantes para o desenvolvimento regional e para a valorização daquilo que é nosso, das nossas receitas e produtos endógenos”, garante Jorge Peças, chef embaixador da quinzena gastronómica.

Para assinalar o primeiro ano desta iniciativa, a Câmara Municipal de Sousel tem ainda agendadas uma série de atividades culturais, que inclui atuações musicais, sessões literárias e um mercado de rua.

Esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos os anos na mesma época, pretendendo afirmar-se como uma referência gastronómica, apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região.

Sousel, Capital do Borrego

Sousel, na região do Alto Alentejo, é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais. Ao longo dos séculos, a polaridade de pequenos produtores fizeram com que a cultura desta região ficasse intimamente ligada ao borrego. Pastorícia, produção de carne, fabrico de queijo e lã para a indústria, são algumas das principais atividades económicas que marcam o concelho.

Hoje, Sousel alberga a maior exploração de carne de borrego nacional e a maior da Europa com certificação em bem-estar animal. A Pasto Alentejano, com capacidade para cerca de 50 mil efetivos, é uma das maiores geradoras de riqueza e emprego da região, sustentada pela qualidade e notoriedade do borrego de Sousel. Além do mais, Sousel conta com quase uma centena de outros produtores que desempenham um importante papel na economia nacional.

Desta mistura entre tradição e modernidade nasce então “Sousel, Capital do Borrego”, uma marca territorial que permitirá desenvolver a sub-região do Alto Alentejo, atraindo mais investimento económico, aliando a dinâmica do setor ovino à sua história e cultura.

aNOTÍCIA.pt