FC Porto venceu o Santa Clara por 3-0 e mantem os seis pontos de vantagem do Sporting

O FC Porto venceu esta noite o Santa Clara no Estádio do Dragão por 3-0 , no jogo que encerra a 28ª jornada da Liga Bwin e repôs a vantagem de seis pontos de avanço sobre o Sporting.

Porto venceu o Santa Clara
FC Porto venceu o Santa Clara por 3-0 e mantem os seis pontos de vantagem do Sporting - ©Flavio Alberto

Com dois golos de Fábio Vieira e um de Zaidu, o FC Porto venceu esta noite o Santa Clara no Estádio do Dragão, no jogo de encerramento da 28ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol. O líder do campeonato tem agora 76 pontos, mais seis que adversário Sporting Clube de Portugal.

O FC Porto entrou muito forte no jogo e, aos 15 minutos, já tinha obrigado Marco Rocha a pelo menos duas defesas em três remates perigosos.

Aos 25’ Zaidu escapa-se pela esquerda, cai na área e após duelo dividido com Ricardinho fica a reclamar penálti, mas o árbitro António Nobre mandou jogar.

Com Sérgio Conceição castigado e com Vítor Bruno no banco o FC Porto chegou á vantagem com um golo de Fábio Vieira, na sequência de um lance que apanhou o Santa Clara de surpresa. Vitinha na marcação de um livre direto em vez de rematar, fez um simples passe para o lado. Fábio Vieira, à entrada da grande área, atirou rasteiro e fez o golo dos dragões.

Aos 41′, a sorte voltou a sorrir a Fábio Vieira, que aproveitando uma confusão criada pelo Santa Clara e, já depois de Pepê ter atirado ao poste, rematou sem qualquer tipo de oposição para o 2-0.

Ao intervalo, o FC Porto vencia o Santa Clara por 2-0, com o bis de Fábio Vieira.

As equipas regressaram ao relvado sem alterações, e aos 48 minutos Vitinha esteve quase a fazer o terceiro. O pontapé do médio ressaltou num defesa açoriano e traiu Marco, mas a trajetória levou a bola a bater na barra.

Um minuto depois, após um canto estudado, Fábio Vieira cruzou para o segundo poste e Pepe finalizou de cabeça, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Entretanto o Santa Clara ia conseguindo aproximar-se da área do Porto, e aos 64’ uma oportunidade falhada por Pierre Sagna de cabeça do lado direito da pequena área. Assistência de Lincoln. Minutos depois mais um remate falhado de Ricardinho que rematou com o pé direito no coração da área.

Aos 73’ fuga de Tagawa que deixou o açoriano na cara de Diogo Costa, que conseguiu defender o remate com uma grande defesa, embora o lance tenha sido posteriormente anulado por posição irregular.

O Santa Clara foi crescendo no jogo e chegou aos 75 minutos com maior pendor ofensivo do que o FC Porto que, entretanto, reagiu e aos 84’ fez o terceiro golo, por intermédio de Zaidu Sanusi que rematou com o pé direito em frente à baliza.

O jogo terminou e o FC Porto venceu o Santa Clara por 3-0. O Porto tem agora 76 ponto, mais seis que o seu mais direto rival, o Sporting Clube de Portugal.

aNOTÍCIA.pt