Ricardinho – O Mágico – despediu-se esta noite da Seleção Nacional

O jogo particular entre as seleções de futsal de Portugal e Bélgica, que se disputou esta noite, no Multiusos de Gondomar, com lotação esgotada, marcou a despedida internacional de Ricardinho, «O Mágico».

Ricardinho despediu-se da Seleção Nacional
Ricardinho - O Mágico - despediu-se esta noite da Seleção Nacional - ©Flávio Alberto

Ricardinho despediu-se esta noite da Seleção Nacional, num jogo particular entre Portugal e a Bélgica, que decorreu no Multiusos de Gondomar, município do qual «O Mágico» é natural. O jogo foi ganho pela Seleção da Belgica por 2-3.

O particular entre Portugal e Bélgica, em Gondomar, parou ao minuto dez para homenagear Ricardinho. O jogador despediu-se oficialmente da Seleção Nacional de Futsal e foi aplaudido, vivendo momentos de enorme emoção, tendo sido abraçado pelos jogadores em campo (colegas e adversários).

De acordo com a informação divulgada no sítio oficial da FPF na Internet, o pavilhão multiusos de Gondomar, que tem capacidade para 2.700 espectadores, terá tido “uma forte presença de público para vivenciar e partilhar as emoções do último jogo de Ricardinho de quinas ao peito”.

Ricardinho, de 36 anos, anunciou em novembro de 2021 que iria abandonar a seleção portuguesa, pela qual se estreou em 2003 e disputou 187 jogos, tendo como maiores conquistas o título mundial, no ano passado, e o europeu, em 2018.

“Será um dia especial, vou ter a possibilidade de me despedir onde tudo começou, onde joguei o primeiro Europeu, na minha casa e com os meus. Acima de tudo, com o grande desejo que sempre tive: entrar em campo com os meus filhos, num jogo da Seleção Nacional. Eternamente grato por todo o carinho”, disse o jogador, citado pela FPF, na semana passada.

Ao serviço de Portugal, Ricardinho disputou cinco europeus e quatro mundiais, tendo ganho o Euro’2018 e o Mundial’2021. Em Campeonatos da Europa fez 21 jogos, com 22 golos marcados, já em Mundiais, foram 23 encontros, com 22 golos marcados. Destaque para a edição de 2016, onde marcou 12 golos. Ricardinho venceu também uma edição do Mundialito, em 2007. O jogo 100 foi em Caminha, num jogo frente à Suíça, onde marcou dois golos num encontro que terminou com vitória portuguesa por 10-0.

Para a história ficam também os prémios individuais, e foi eleito por seis vezes Melhor Jogador do Mundo.

aNOTÍCIA.pt