Corpo de Fuzileiros agraciado com Medalha de Valor Militar, grau ouro

O Presidente da República, condecorou esta manhã na Praça do Império, o Corpo de Fuzileiros com a Medalha de Valor Militar, grau ouro, durante o encerramento das comemorações dos 400 anos dos Fuzileiros.

Fuzileiros com Medalha de Valor Militar
Corpo de Fuzileiros agraciado com Medalha de Valor Militar, grau ouro - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje, 10 de abril, o Corpo de Fuzileiros com a Medalha de Valor Militar, grau ouro, durante a cerimónia militar de encerramento das comemorações do 400º aniversário da criação do Terço da Armada da Coroa de Portugal, considerando que este corpo de forças especiais merece esta “raríssima” distinção porque nunca falhou na sua missão.

O Corpo de Fuzileiros é o legítimo herdeiro do Terço da Armada da Coroa de Portugal tendo recebido, ao longo dos vários séculos, diferentes designações, mas, mantendo-se na sua essência fiel aos três pilares de atuação dos Fuzileiros: Projeção de Força, Proteção de Força e Operações Especiais.

A cerimónia contou ainda com a presença entre outras do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e da Ministra da Defesa Helena Carreiras,

No discurso que efetuou na Praça do Império Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “Foi sempre assim os fuzileiros nunca hesitaram nunca renunciaram, nunca fraquejaram, nunca falharam na sua missão, por isso vão receber a raríssima medalha de valor militar, grau ouro, que se soma às Ordens de Torre e Espada Infante D. Henrique e da Liberdade e às três Cruzes de Guerra de 1ª. Classe.”

“Fuzileiros de Portugal, estivestes sempre, mas sempre á altura das missões, sempre com unidade de corpo, com competência, com bravura, com dedicação, com coragem, com entrega plena ao que vos era exigido.” sublinhou., acrescentando “A vossa boina azul-ferrete, lembrou o almirante Chefe do Estado-Maior da Armada – acrescento eu, como sabeis – quer dizer fuzos, fortes, unidos, zelosos, orgulhosos e simples. Mas quer dizer mais. Quer dizer que onde estiver um de entre vós, estará a vossa alma, o vosso compromisso de serviço, de sacrifício, de doação à pátria, de exemplo para cada um e para todos os portugueses. “, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa, salientou ainda que “um fuzileiro serve sempre, fardado ou desfardado, um fuzileiro sacrifica-se sempre, fardado ou desfardado, um fuzileiro doa-se à pátria sempre, fardado ou desfardado e um fuzileiro é um exemplo sempre, fardado ou desfardado, esteja onde estiver e quando estiver. Por isso cada um de vós sabe que tudo deve fazer para ser sempre dos melhores e todos sabeis que a vossa força se faz da vossa força moral e a vossa força moral se faz da força moral de cada um de vós”, disse.

Já no final, o Presidente da Republica, destacou “A vossa história, fala por vós. Os milhares e milhares de portugueses e outros nacionais por vós salvos, por vós apoiados, por vós ajudados, por vós feitos reviver falam por vós. Quatro séculos de passado, são quase metade da história de Portugal. Portugal conta convosco. Por muito mais que quatro séculos no futuro. Como sempre gritemos presente. Como sempre marchemos a par. Só tem pátria quem saber morrer. Só tem Pátria quem sabe lutar. Vivam os fuzileiros, as armas sempre ao serviço da vida e dignidade dos portugueses. Viva o nosso Portugal”. conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

Os “Fuzos” caracterizam-se pela grande flexibilidade, mobilidade, poder de combate e capacidade de projetar poder em terra”, incluindo trabalho conjunto com outras forças nacionais ou multinacionais, assim como operações de assistência humanitária, proteção e evacuação de cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, além da manutenção, imposição e consolidação da paz.

Operações de combate ao tráfico de droga, pirataria marítima, contra terrorismo e crime organizado ou apoio a autoridades civis, nomeadamente em situações de catástrofe, calamidade ou acidentes graves, são outras das missões desempenhadas pelos Fuzileiros.

aNOTÍCIA.pt