Miguel Oliveira termina a primeira sessão de treinos livres na 5ª posição do GP Portugal

Miguel Oliveira, ao comando da sua KTM, terminou a primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Portugal de MotoGP na quinta posição, a 0,557 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Honda).

Miguel Oliveira no GP de Portugal
Miguel Oliveira termina a primeira sessão de treinos livres na 5ª posição, no GP Portugal - ®DR/RBCP

Miguel Oliveira terminou a primeira sessão de treinos livres do GP de Portugal de MotoGP, no Autódromo Internacional do Algarve, na quinta posição, a 0,557 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Honda), numa sessão onde a chuva foi presença constante.

Miguel Oliveira, fez o seu melhor tempo em 1.51,223 minutos, na oitava de 20 voltas que cumpriu ao traçado, ficando a 0,557 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Honda), enquanto Joan Mir (Suzuki) ficou em segundo, a 0,365 segundos do compatriota, com o italiano Marco Bezzechi (Ducati) a 0,470 segundos, o terceiro melhor tempo.

O piloto de Almada ainda viu duas voltas serem canceladas por ter excedido os limites da pista, depois de ter começado por liderar a sessão nas voltas iniciais. Miguel Oliveira viria a ser suplantado por Marc Márquez, primeiro, e por Marco Berzecchi, depois, mantendo o terceiro lugar quase até ao final da sessão.

Os últimos segundos, com a pista já um pouco mais seca, permitiram a alguns pilotos melhorarem os seus resultados, nomeadamente o antigo campeão, Joan Mir, e o francês Johann Zarco (Ducati), que terminou em quarto.

A manter este resultado, Miguel Oliveira, terá entrada direta para a segunda fase da qualificação – Q2 do GP de Portugal, reservada aos dez pilotos com os melhores tempos, no conjunto das três primeiras sessões de treinos livres.

Esta primeira sessão ficou marcada pelas quedas do japonês Takaaki Nakagami (Honda), do australiano Jack Miller (Ducati) e do italiano Luca Marini (Ducati), sem que se tenham registado quaisquer consequências físicas para os pilotos.

O italiano Enea Bastianini (Ducati), líder do campeonato terminou, na 14.ª posição, a 1,181 segundos de Márquez, enquanto o campeão mundial, o francês Fábio Quartararo (Yamaha) foi 18.º, a 1,395 segundos.

Grande Prémio de Portugal de MotoGP, é a quinta prova do Mundial de Velocidade de motociclismo e disputa-se até domingo no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

aNOTÍCIA.pt