Museu Nacional Soares dos Reis assinala o Dia da Mãe com visita em família

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) propõe uma visita em família à exposição temporária SEJA DIA OU SEJA NOITE POUCO IMPORTA, para assinalar o Dia da Mãe

Museu Nacional Soares dos Reis no dia da mãe
Museu Nacional Soares dos Reis assinala o Dia da Mãe com visita em família - ®DR

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) antecipa o Dia da Mãe, que se assinala no próximo domingo, e propõe uma visita em família já no próximo sábado, das 10h30 às 12h30, à exposição temporária SEJA DIA OU SEJA NOITE POUCO IMPORTA. Orientada pelo Serviço de Educação, a iniciativa dirige-se a grupos com crianças dos 6 aos 12 anos e inclui exercícios de pintura a partir da observação das obras de Pedro Calapez, André Gomes e Artur Loureiro, pintor naturalista fortemente representado no Museu.  

Os visitantes têm, igualmente, acesso ao Jardim das Camélias, ao Velódromo Rainha D.ª Amélia, à Peça do Mês – uma casula adquirida por D. Frei José Maria da Fonseca e Évora, bispo do Porto entre 1740 e 1752 – e à exposição temporária DEPOSITORIUM 2, que explora os temas Arte e Medicina com peças escolhidas por representantes da Universidade do Porto.

No dia da Mãe, Domingo, 1 de Maio, assinala-se o Dia do Trabalhador e o Museu Nacional de Soares dos Reis estará encerrado ao público.

Sobre:

O Museu Nacional de Soares dos Reis, antigo Museu Portuense, nasceu em 1833 quando D. Pedro IV decidiu criar no Porto um Museu de Pinturas e Estampas. Com as reformas republicanas de 1911, passa a chamar-se Museu Soares dos Reis e, em 1932, adquire o estatuto de Museu Nacional. Instalado inicialmente no edifício do Convento de Santo António da Cidade, passou a ocupar, a partir de 1940, o Palácio dos Carrancas, edifício burguês do final do século XVIII e mais tarde Palácio Real. Foi objeto de profunda renovação e ampliação, segundo projeto do arquiteto Fernando Távora, reabrindo ao público em Julho de 2001.

Desde a origem e ao longo de todo o século XIX, o Museu Nacional de Soares dos Reis foi-se constituindo, principalmente, com coleções de pintura e escultura. Nos anos 30 do século XX foi enriquecido com o depósito do Museu Municipal do Porto e com o alargamento das coleções às Artes Decorativas. No âmbito das Artes Plásticas salientam-se os núcleos de pintura e escultura do século XIX e primeira metade do XX. Nas Artes Decorativas distingue-se a cerâmica, com uma mostra de faiança nacional e porcelana oriental, e ainda peças de ourivesaria, joalharia, vidros e mobiliário dos séculos XVI a XIX.

aNOTÍCIA.pt