100ª edição da Queima das Fitas do Porto, regressa a um Queimódromo renovado

A 100ª edição da Queima das Fitas do Porto, regressa ao Queimódromo, no renovado recinto, reorganizado em parceria com as Câmaras do Porto e de Matosinhos.

Queima das Fitas do Porto
100ª edição da Queima das Fitas do Porto, regressa a um Queimódromo renovado - ©Flavio Alberto

A Federação Académica do Porto, promoveu esta quinta-feira (dia 28) uma visita ao renovado Queimódromo, cujo recinto foi objeto de obras de requalificação, para dar a conhecer todas as novidades da 100ª edição da Queima das Fitas do Porto – 2022.

O espaço do Queimódromo foi reorganizado em parceria com as Câmaras do Porto e de Matosinhos, para receber a 100ª edição da Queima das Fitas do Porto e outros eventos. O objetivo desta requalificação foi o de promover uma maior segurança e, também, reduzir o impacto do ruído na zona exterior ao recinto.

Esta visita contou com a presença da Dra. Catarina Araújo, Vereadora do Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, e Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto, do Dr. Carlos Mouta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da Presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas.

Com uma reconfiguração do recinto, este ano a zona lounge e de restauração da Queima das Fitas vai aumentar de 300 para 1.500 participantes, mantendo as tradicionais “barraquinhas”.

O Queimódromo vai contar com um Centro de Operações Centralizado, elementos da PSP, Proteção Civil, Bombeiros, entre outras estruturas. Será também criada uma linha de apoio através do WhatsApp para comunicar diferentes ocorrências que possam surgir.

A Queima das Fitas do Porto volta de 1 a 7 de maio naquela que será “uma edição memorável” com um “cartaz reforçado e diferenciado”, disse Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), à agência Lusa.

Em palco vão estar os portugueses Diogo Piçarra, Capitão Fausto, Quim Barreiros, Ana Malhoa, Wet Bed Gang, Nenny, Julinho KSD, Dillaz ou Revenge of the 90’s. Nos nomes internacionais, além de Kevinho, atua o duo israelita Vini Vici.

Além do palco principal, surge como uma das novidades um palco secundário. A nova aposta pretende funcionar “como uma alternativa cultural”, onde a música nacional e a comédia de stand up “vão ser o foco”, refere a presidente da FAP.

De acordo com a organização, são esperadas 200 mil pessoas no total das noites no Queimódromo. Na Monumental Serenata, que acontece de sábado para domingo, prevê-se a presença de 60 mil pessoas e na Missa da Bênção das Pastas, cerca de 30 mil pessoas. No Cortejo, que ainda não tem o percurso definido, devido às obras na Baixa, são esperadas cerca de 400 mil pessoas.

A Queima das Fitas começou no ano de 1920, com a Festa da Pasta, celebração iniciada pelos estudantes de Medicina da Universidade do Porto. Hoje, a Queima é uma organização da Federação Académica do Porto e, este ano, assinala a 100.ª edição, depois de ter tido as duas últimas edições canceladas devido à pandemia de Covid19.

aNOTÍCIA.pt