André Soares conquista o bronze no contrarrelógio dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021

André Soares, no contrarrelógio, assegurou a terceira posição arrecadando a segunda medalha portuguesa nestes Jogos Surdolímpicos

André Soares nos Jogos Surdolímpicos
André Soares conquista o bronze no contrarrelógio dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 - ®DR

André Soares conquistou esta manhã, 04 de maio, a medalha de bronze no contrarrelógio de ciclismo dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 realizado junto ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. O ciclista de 22 anos terminou o percurso de 30km em 48:03.529 minutos e assegurou a terceira posição numa prova em que o francês Theo Moreau foi o vencedor com o tempo de 47:01.963 minutos. João Marques foi o outro português em competição e terminou em 12.o lugar em 50:26.798 minutos.

André Soares conquistou a segunda medalha portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 depois de Joana Santos ter conquistado o ouro no dia de ontem em -57kg de judo.

Hoje a participação portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 ficará completa com as provas de Miguel Cruz nos 400 estilos e de Diogo Neves nos 100 livres, em natação.

Esta quinta-feira, 05 de maio, Portugal prosseguirá a sua participação nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 com as participações na natação de Miguel Cruz e Ricardo Belezas a competirem nos 1500 livres, enquanto que Tiago Neves participará nos 100 mariposa.

Sobre:

As Surdolimpíadas, também conhecidas por Olimpíadas para Surdos, é um evento multidesportivo internacional, organizado para atletas surdos pelo Comitê Internacional de Desportos para Surdos (ICSD). O nome é uma combinação das palavras “surdos” e “Olimpíada” aludindo aos Jogos Olímpicos.

As Surdolímpiadas acontecem a cada 4 anos, e são o evento multi-esportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos . Os primeiros Jogos realizados em Paris em 1924,foram também o primeiro evento esportivo para portadores de necessidades especiais. O evento sempre teve a periodicidade de quatro anos,exceto durante a Segunda Guerra Mundial e em 1949 foi criada a versão de inverno. Originalmente,um evento de 148 atletas de países europeu cresceu para um movimento europeu.

No seu início, o evento era conhecido como Jogos Internacionais para Surdos ou Jogos Internacionais Silenciosos no período de 1924 a 1965. De 1966 a 1999 tiveram outra nomenclatura, Jogos Mundiais para Surdos, e ocasionalmente Jogos Mundiais Silenciosos. Desde 2000 adota-se o nome Surdolímpiadas.

Para participar nos Jogos, os atletas devem ter perdido 55 décibeis no seu “ouvido melhor”. Aparelhos auditivos, implantes cocheares e qualquer objeto do tipo não tem seu uso permitido na competição, visando deixar todos os atletas no mesmo nível. Outros exemplos de variação acontecem com os juízes. Invés de soprar um apito, o juiz usa uma bandeira vermelha. Na natação e no atletismo um flash vermelho é usado no lugar da pistola.

Artigos relacionados:

Joana Santos conquista medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021

Estafeta de natação conquista Diploma no início dos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021