Brigid Kosgei em Portugal para participar na EDP Meia Maratona de Lisboa

Brigid Kosgei a maratonista mais rápida da história, já está em Portugal, para participar na EDP Meia Maratona de Lisboa, que regressa este ano em pleno à capital.

Brigid Kosgei na Meia Maratona
Brigid Kosgei em Portugal para participar na EDP Meia Maratona de Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

É já este Domingo que a EDP Meia Maratona de Lisboa, atual detentora do recorde do mundo da distância, em masculinos, volta à estrada, contando com a participação de Brigid Kosgei a maratonista mais rápida da história, para tentar bater o recorde do mundo da meia maratona.

Na conferência de imprensa de apresentação da prova, Carlos Moia fez questão de sublinhar que “Depois de um regresso às provas muito especial em 2021, em que recuperámos o recorde do mundo da Meia Maratona, este ano vamos tentar bater o recorde feminino e juntar os dois recordes do mundo em Lisboa. Não é um objetivo fácil, mas, como sempre, reunimos um grupo de elite de grande nível que nos dará hipóteses reais de bater o recorde do mundo feminino, no próximo domingo. Se o conseguirmos, tornamos a EDP Meia Maratona de Lisboa na meia mais rápida do mundo também para mulheres”, explicou o presidente do Maratona Clube de Portugal.

Bater o recorde do mundo feminino, será o objetivo que vai estar certamente na mira da elite presente, com especial destaque para a queniana Brigid Kosgei, a mulher mais rápida de sempre na maratona e medalha de prata nos Jogos Olímpicos Tóquio’2020 nessa distância.

Já vencedora de uma prova neste ano (Maratona de Tóquio), Brigid Kosgei terá a seu lado a detentora do recorde da EDP Meia Maratona de Lisboa (alcançado no ano passado, 66.06), a etíope Tsehay Gemechu, com destaque também para etíope Gotytom Gebreselassie (65.36) e a israelita Lonah Salpeter (66.09). O tempo a bater para recorde mundial nas senhoras é de 65.16

Caso o objetivo de novo recorde se concretize, será atribuído um bónus de 50.000 euros ao recordista, quer seja feminino ou masculino.

Quanto aos homens, com o recorde mundial de Jacob Kiplimo na mira (57.31), há 8 atletas com marcas abaixo da hora, com destaque para Kenneth Kiprop Renju (58.35), Jorum Okombo (58.48) e ainda Shura Kitata, etíope que chega a Lisboa com 59.16 de melhor marca na ‘meia’, mas com uma vitória na Maratona de Londres no currículo (2020).

Quanto à elite portuguesa, o destaque vai para Hermano Ferreira, melhor português em 2021, Luís Saraiva, Rui Teixeira e Fábio Oliveira. No setor feminino estarão presentes Rafaela Almeida, Sara Duarte e Solange Jesus.

No conjunto das duas provas serão cerca de 28.000 participantes a animar as ruas de Lisboa, dos quais 8000 são participantes estrangeiros. De salientar que no pelotão, a 8 de maio, mais de 40% são mulheres, o equivalente a 12.500 participantes femininas. 

 “Queria ainda realçar a adesão que registámos em todas as provas deste fim de semana. As cinco provas, EDP Meia Maratona de Lisboa, Vodafone 10K, Luso 7K, Mimosa Passeio da Família e EDP Mini Campeões, estão esgotadas! Esta adesão demonstra, mais uma vez, a vontade dos portugueses, e de milhares de participantes estrangeiros, em continuar a correr e a praticar desporto em Lisboa e em Portugal”, enaltece Carlos Moia.

Como convidado especial, a EDP Meia Maratona de Lisboa contará com a presença de Eric Domingo Roldan, um atleta amador espanhol que bateu o recorde do mundo da maratona (2:53.28) no ano passado em Barcelona. Eric Domingo corre a empurrar uma cadeira de rodas com a mãe, que tem esclerose múltipla. A sua marca consta também no “Guinness Book”.

Brigid Kosgei na Meia Maratona
Foto de grupo – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Circuito SuperHalfs

A EDP Meia Maratona de Lisboa é a segunda meia-maratona do calendário do, que a circuito SuperHalfs, que arrancou este mês, após um interregno, devido à pandemia.

O circuito SuperHalfs junta cinco das mais belas corridas do mundo, com o objetivo de promover a corrida, o turismo e a sustentabilidade ambiental.

A partir da primeira corrida, os participantes podem fazer o download do seu próprio passaporte digital e carimbar todas as suas participações. Os finalistas serão recompensados com benefícios exclusivos, entre eles a inscrição garantida em todas as corridas e merchandising próprio. Depois de superado o desafio, num período igual ou inferior a 36 meses, os corredores recebem uma “supermedalha” exclusiva.

aNOTÍCIA.pt