Montez Champalimaud lança Quinta do Côtto rosé – e já tem prémios internacionais

Casa Montez Champalimaud, a celebrar o seu centenário, lança o Quinta do Côtto Rosé 2021, que já conquistou uma Medalha de Ouro, no Concours Mondial de Bruxelles

Quinta do Côtto rosé
Montez Champalimaud lança Quinta do Côtto rosé - e já tem prémios internacionais - ®DR

Depois do lançamento, no ano passado, da colheita de 2020, marcada pelas quantidades muito limitadas na produção, mas que superou as melhores expectativas da equipa de enologia da Montez Champalimaud, é agora apresentado, oficialmente, o Quinta do Côtto Rosé. A segunda edição, com a colheita de 2021, reforça a aposta do produtor nesta categoria e a estreia nos rankings internacionais, onde não foram poupados elogios à nova referência da gama da Quinta do Côtto, projeto da Montez Champalimaud no Douro.

Em destaque está a Medalha de Ouro atribuída no Concours Mondial de Bruxelles, sendo o Quinta do Côtto o único rosé do Douro a receber esta elevada distinção. Além da importante validação internacional, este prémio representa “um enorme motivo de orgulho para toda a equipa, tendo um sabor ainda mais especial pelo centenário que a empresa está a celebrar este ano”, afirma Miguel Montez Champalimaud, a 5ª geração à frente do projeto. 

O Quinta do Côtto Rosé 2021 é feito a partir de um blend das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz. As uvas são provenientes de parcelas situadas entre 350 e 440 metros de altitude, beneficiando de diferentes exposições solares. Depois da vinificação, o vinho estagia 4 meses em depósito até ser engarrafado.

O resultado é um vinho cor salmão suave que antecipa aromas a fruta fresca e flores. Com uma textura muito delicada e elegante, pede companhia à mesa, revelando todo o seu potencial com saladas mais temperadas, tapas, massas, pratos de peixes e marisco. Pode também ser bebido “a solo”, como aperitivo, sobretudo em dias solarengos de primavera e verão.

O Quinta do Côtto Rosé 2021 pode ser encontrado na distribuição moderna e garrafeiras, com PVP recomendado de cerca de 8€.

aNOTÍCIA.pt