Casamentos de Santo António regressam a Lisboa

Os casamentos de Santo António regressam a Lisboa, no ano em que se comemoram os 25 anos da sua organização pela Câmara Municipal de Lisboa.

Casamentos de Santo António em Lisboa
Casamentos de Santo António regressam a Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Após dois anos de interregno, os casamentos de Santo António, regressam a Lisboa, no ano em que se comemoram os 25 anos da organização dos Casamentos de Santo António, pela Câmara Municipal de Lisboa. A apresentação dos 16 casais, no dia de 12 de junho vão ‘dar o nó’ com a bênção de Santo António, decorreu ontem (11) no Cineteatro Capitólio.

Os Casamentos de Santo António afirmaram-se, definitivamente como um dos momentos altos das Festas Populares de Lisboa. Trazem à rua milhares de pessoas, atraem turistas de todas as partes do mundo e captam a atenção mediática, mobilizando jornais, revistas, rádios e televisões.

Para os dezasseis casais que nele participam, este evento representa um momento inesquecível, onde se cumpre o sonho do casamento; para os quatro casais de ouro que renovam os votos após 50 anos de união, é o corolário de uma vida em comum. Já para a cidade representa o respeito pela tradição pelas raízes populares de Lisboa.

O evento apresentado por Serenela Andrade, contou com a presença do presidente do concelho de administração da RTP, de Sofia Menezes da EGEAC e pelo vereador da cultura da Camara Municipal de Lisboa, entre outros convidados.

Os Casamentos de Santo António, tradição muito antiga na nossa Cidade, começaram por ser uma iniciativa do extinto jornal Diário Popular, em 1958, com o objetivo de possibilitar o matrimónio, apadrinhado por Santo António, a casais com maiores dificuldades económicas, materializando a fama de casamenteiro deste Santo, padroeiro principal da cidade de Lisboa. Os noivos selecionados ganhavam um enxoval e equipamentos domésticos.

Esta iniciativa, desde cedo, contou com o apoio incondicional do município e foi, igualmente, muito bem acolhida pela população da capital. Os Casamentos de Santo António foram interrompidos em 1974 e retomados em 1997, sob a égide da Câmara Municipal de Lisboa, que substituiu o jornal Diário Popular como o grande promotor deste evento.

Em 2020, fruto de uma situação absolutamente imprevisível e resultado de uma pandemia que afetou todos, os Casamentos de Santo António foram interrompidos, não se tendo realizado durante os anos de 2020 e 2021.

A popularidade de Santo António

O carinho que os lisboetas dedicam a Santo António é visível um pouco por toda a cidade, particularmente na presença de pequenas imagens do santo, em diversos locais, especialmente nos bairros históricos e junto à Sé, local onde Fernando/António nasceu há mais de 800 anos.

Lisboa sempre festejou o Santo António com procissões e arraiais, a que se juntou, já no século XVIII, a tradição dos Tronos de Santo António. Ainda hoje os lisboetas são convidados pela EGEAC/Museu de Lisboa – Santo António a armarem o seu trono durante o mês de junho, trazendo um colorido especial à cidade

aNOTÍCIA.pt