Lourinhã recebe a Quinzena do Polvo

A edição de 2022 da Quinzena do Polvo conta com 25 restaurantes aderentes e atividades dinamizadas pelo Município da Lourinhã

Quinzena do Polvo na Lourinhã
Lourinhã recebe a Quinzena do Polvo - ®DR

De 19 a 29 de maio, a Lourinhã recebe a 13.ª edição da Quinzena Gastronómica do Polvo, uma iniciativa anual que procura homenagear um dos seus produtos autóctones mais distintos.

Ao todo, são 25 estabelecimentos aderentes a apresentar sugestões de pratos em que o polvo é protagonista. Das abordagens mais inventivas às confeções tradicionais, a XIII Quinzena Gastronómica do Polvo vai dar a provar iguarias como Tempura de polvo, Caldeirada de polvo, Polvo à Batalha do Vimeiro ou Biscoito de polvo com laranja e compota de frutos vermelhos.
 
Além da oferta de restauração, o Município da Lourinhã tem agendado um conjunto de iniciativas paralelas. No dia 15 de maio, pelas 10h, o Mercado Municipal, na Praia da Areia Branca, recebe um showcooking com o Chef Roberto Lopes. Outro showcooking está agendado para o dia 21 de maio, às 10h, desta vez no Mercado Municipal da Lourinhã, desta feita com a Chef Ana Batista, ambos empreendedores Startup Lourinhã. Ainda no dia 21 de maio, o Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar” promove um dia com várias atividades diferentes: às 14h30 é Hora do Conto/Dramatização; às 14h45 decorrerá uma Oficina de Artes Plásticas; às 15h30 está marcada uma sessão de Yoga para Crianças (O Polvo Coceguinhas); e, durante todo o dia, o Espaço Museológico “Olhar o Mar” vai ceder instruções e materiais para uma atividade familiar de limpeza das praias do concelho.
 
Também os restaurantes têm preparado um calendário de iniciativas, entre música ao vivo, provas de vinhos e descontos em alojamento.
 
O calendário de atividades do município e da restauração pode ser encontrado no fim do comunicado.
 
Além de dar a conhecer a nossa tradição culinária, a Quinzena Gastronómica do Polvo é um convite à descoberta da região da Lourinhã. É nesse sentido que, ao longo dos anos, temos vindo a dinamizar atividades para toda a família, apresentando os diversos pontos de interesse – desde as nossas praias a espaços museológicos como o «Olhar o Mar»“, explica João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.
 
Para nós, é também muito importante o carácter pedagógico destas iniciativas. E, tendo em conta a ligação que temos ao mar, atividades como a limpeza das praias ajudam a consciencializar para os temas da sustentabilidade e do ambiente, tão importantes para a nossa região“, acrescenta.

aNOTÍCIA.pt