“Surf Art”: A exposição sobre o surf nacional, que lhe dá a possibilidade de ganhar uma prancha

O Oeiras Parque apresenta de 12 de maio a 30 de junho uma exposição única sobre o surf nacional, onde se podem ver fotos, pranchas usadas em competição e ainda habilitar-se a ganhar uma prancha de Nic Von Rupp.

Surf Art
“Surf Art”: A exposição sobre o surf nacional, que lhe dá a possibilidade de ganhar uma prancha - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Entre 12 de maio e 30 de junho, o Oeiras Parque apresenta a “Surf Art”, uma exposição única sobre o surf nacional, onde se podem ver fotos de talentos nacionais, pranchas usadas em competição e ainda habilitar-se a ganhar uma prancha de Nic Von Rupp. A exposição conta com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, da artista Kruella d’Enfer, embaixadora desta exposição, e a curadoria da State of the Art, criando uma ligação entre o mundo da arte, o desporto de eleição da Linha e o ambiente.

Esta mostra, intitulada “Surf Art”, irá dar a possibilidade aos seus visitantes de verem ao vivo as pranchas de competição de atletas de renome, como Tiago Pires e Nuno Vitorino, e ainda duas pranchas sustentáveis, feitas a partir de cortiça, da autoria do conhecido shaper LaCrAu: uma réplica da prancha produzida para o surfista Garret MacNamara, com a qual surfou o Canhão da Nazaré, e ainda um protótipo de alta performance.

Para além das pranchas referidas, o Oeiras Parque irá também expor uma prancha propriedade da Barbeau, uma obra de arte única e impactante, feita com lixo proveniente da praia. Esta é uma intervenção do artista Bruno Costa, do Mar de Experiências, que usa a arte com o objetivo de consciencializar a população para a poluição marinha.

Surpreendendo quem por lá passar, o shopping apresenta, ainda, pranchas de surf com pinturas originais e exclusivas realizadas por vários street artists reconhecidos, como Daniel Eime, Gonçalo MAR, Half Studio, Miguel RAM, Pantónio, Slap SkTr, Vanessa Teodoro e Vile e, ainda, da artista visual e ilustradora portuguesa Kruella d’Enfer, embaixadora deste projeto.

Eternizando o desporto preferido da Linha, a exposição conta também com uma coleção de fotografias com os melhores, e decisivos, momentos de surf protagonizados por surfistas portugueses, como Afonso Antunes, Frederico Morais, Mafalda Lopes, Teresa Bonvalot, Tiago Pires, Vasco Ribeiro e, ainda, do atleta Nuno Vitorino como atleta representante do surf adaptado. Tudo isto no piso 2 do Oeiras Parque.

No piso 1, os visitantes poderão ver ainda a prancha que o surfista Nic Von Rupp usa habitualmente para surfar as ondas gigantes da Nazaré. No local, pode ficar também saber como ganhar uma prancha de competição Pyzel Surfboard, usada pelo atleta na Praia Grande, em Sintra, onde costuma surfar. O passatempo vai decorrer no Instagram de Nic Von Rupp entre os dias 19 e 31 de maio, com o resultado a ser publicado a 2 de junho.

O Oeiras Parque prepara-se para receber esta ação de rigor cultural, com uma mensagem sustentável, que pretende consciencializar e promover comportamentos nos visitantes para práticas ambientais mais ecológicas e sustentáveis.

A exposição “Surf Art” poderá ser visitada entre as 10h00 e as 23h00, de dia 12 de maio a 30 de junho.

aNOTÍCIA.pt