Detetado e recolhido, pela Marinha, fardo com 40 quilos haxixe na ilha Selvagem Pequena

Detetado e recolhido pela Marinha um fardo com 40 quilos de haxixe, junto à zona de rebentação da ilha Selvagem Pequena.

Detetado pela Marinha fardo de haxixe
Detetado e recolhido, pela Marinha, fardo com 40 quilos haxixe na ilha Selvagem Pequena - ®DR

A Marinha Portuguesa, em nota de imprensa divulgada ao fim da tarde de hoje, fez saber que havia detetado e recolhido um fardo com 40 quilos de haxixe na ilha Selvagem Pequena.

De acordo com o comunicado de imprensa, durante a missão do navio de patrulha costeiro Mondego, da Marinha Portuguesa, à ilha Selvagem Pequena, no arquipélago da Madeira, foi detetado esta tarde um pacote suspeito com cerca de 40 kg, junto à zona de rebentação.

Após o objeto ter sido recolhido para o navio, foi confirmado, por um agente da Polícia Marítima, que seguia a bordo do navio de patrulha costeiro Mondego, que no interior do pacote suspeito havia material estupefaciente, no caso, haxixe.

O comunicado de imprensa refere que após a recolha do fardo e constatação do seu conteúdo, o facto foi comunicado às autoridades. Assim, à chegada do NRP Mondego ao Funchal amanhã, segunda-feira, o fardo de haxixe detetado e recolhido pela Marinha, será entregue à Polícia Judiciária.

 

Sobre a Missão e Emprego do NRP Mondego:

O NRP Mondego, (ex-GLENTEN – P550) esteve ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa entre fevereiro de 1992 e outubro de 2010, tendo sido posteriormente vendido a Portugal em outubro de 2014 e rebatizado com o nome de NRP Mondego (P592).
Após um período de reconfiguração e modernização com recurso à indústria nacional, nos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite S.A., o NRP Mondego integrou o dispositivo naval do Sistema de Forças e encontra-se apto para desempenhar um vasto leque de missões e tarefas.
Este tipo de navios, de patrulha costeira (NPC), têm como missão principal a de busca e salvamento marítimo e fiscalização marítima, com incidência na faixa costeira continental e do arquipélago da Madeira. Para além destas missões, o navio presta apoio a diversas entidades onde se inclui a Autoridade Marítima Nacional (AMN), bem como está apto a prestar apoio à população civil em situações de catástrofe, em articulação com as autoridades de proteção civil. Pode ainda integrar estruturas internacionais, como a agência europeia FRONTEX de controlo da fronteira externa da União Europeia.​

aNOTÍCIA.pt