Realizador de Top Gun: Maverick faz viagem holográfica em 5G a Lisboa

O realizador de Top Gun: Maverick, Joseph Kosinski foi transportado em holograma de Londres para Lisboa, graças ao 5G

realizador de Maverick em viagem holográfica
Realizador de Top Gun: Maverick faz viagem holográfica em 5G a Lisboa - ®DR

A fim de participar num encontro de imprensa a propósito do lançamento do filme em Portugal, distribuído pela NOS Audiovisuais, Joseph Kosinski, realizador de Top Gun: Maverick, fez uma viagem holográfica de Londres para Lisboa, num momento pioneiro realizado hoje pela NOS.

Joseph Kosinski percorreu os mais de 1500 quilómetros que separam Londres de Lisboa, em milisegundos. Uma viagem à velocidade do 5G, para interagir em tempo real com a audiência sobre um dos filmes mais aguardados do ano.

A operação holográfica envolveu a instalação de infraestrutura tecnológica e cénica nestes dois países. Em Londres, recorreu-se à montagem de um cenário de palco composto por uma substância de nanotubos de carbono – Vantablack – conhecida como a “substância mais escura do mundo”, capaz de absorver mais de 99,9% da luz. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara 4K HD e transmitidas de forma instantânea em Portugal, através da rede 5G da NOS.

Em Lisboa, a imagem foi transmitida em resolução Full HD 1080, com recurso aos mais sofisticados codecs HD de alta velocidade, cada um capaz de codificar e descodificar 50/60 frames por segundo em menos de 75 milisegundos.

A elevadíssima velocidade do 5G da NOS no cinema Alvaláxia em Lisboa, que atingiu mais de 1 Gbps, aliada à latência praticamente nula, permitiu que o público interagisse com o realizador como se ele estivesse no local, sem falhas nem atrasos. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu ainda flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

Jorge Graça, CTO da NOS, afirmou que “Hoje, a NOS deu mais um importante passo na concretização do 5G em Portugal. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias, aproximar pessoas e tornar real o que até agora parecia impossível. Ver Joseph Kosinski interagir com uma sala repleta de pessoas e sentir a sua presença como se estivesse realmente aqui, foi absolutamente fascinante. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para proporcionar este tipo de experiências que trabalhamos todos os dias.

Para a realização deste holograma a NOS contou com o apoio da empresa internacional Musion, especialista em tecnologia holográfica e que tem vindo a aperfeiçoar esta técnica ao longo dos últimos anos. No seu currículo constam trabalhos com Gorillaz, Mariah Carey, Dita Von Teese, ou até mesmo Tupac, num momento que se tornou histórico, no festival Coachella.

Para que esta viagem holográfica do realizador de Top Gun: Maverick fosse possível, foi montada uma operação tecnológica que totalizou mais de 120 horas de montagens e instalações técnicas e envolveu mais de 100 profissionais, incluindo as equipas técnicas da NOS, Musion, Paramount US e Paramount EMEA.

Artigos relacionados:

“Top Gun: Maverick” com pré-venda de bilhetes a partir de 12 de maio

‘Top Gun – Maverick’ levanta voo em Portugal no dia 26 de maio