Corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, com participação masculina pela primeira vez

A 16ª edição da corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, que já pôs mais de 200 mil mulheres a correr por uma causa, conta este ano também com participação masculina.

Corrida EDP Lisboa a Mulher e a Vida
Corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, com participação masculina pela primeira vez - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Está de volta a Corrida da Mulher “EDP Lisboa, a Mulher e a Vida” iniciativa que já pôs mais de 200 mil mulheres a correr por uma causa. Este ano na sua 16ª. edição a Corrida da Mulher, vai contar também com participação masculina, satisfazendo assim muito pedidos de homens que mostraram pretensão de participar.

O Maratona Clube de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza pela 16ª vez a corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, prova que tem como objetivo principal, a angariação de fundos para a compra de aparelhos de rastreio do cancro da mama. Esta corrida de 5Km está agendada para dia 5 de junho, às 10:30h, com início em Santos e meta junto à Torre de Belém.

“Este ano, pela primeira vez, estamos a convidar homens a participar nesta corrida. Não porque o foco deixe de estar na MULHER, mas porque temos tido muitos pedidos nesse sentido. Sabemos que esta doença também afeta os homens, mas em número bastante inferior, pelo que queremos continuar a homenagear a mulher, agora com o privilégio de poder correr ou caminhar acompanhada do filho, marido, familiar ou amigo! “revelou Carlos Moia, referindo ainda que” As 10.000 inscrições disponíveis estão quase esgotadas, pelo que quem pretende mesmo participar deve inscrever-se já”. concluiu o presidente do Maratona Clube de Portugal.

No total das quinze edições, esta prova já angariou mais de €850.000 para a luta contra o cancro da mama, em particular para a compra de equipamentos de rastreio, contando a organização chegar este ano aos €900.000 doados à Liga Portuguesa Contra o Cancro. “É um valor significativo que queremos continuar a fazer crescer todos os anos” afirmou Carlos Móia, acrescentando “Todos os dias morrem 5 mulheres em Portugal com cancro da mama, são mais de 1.850 mortes por ano! Na partida teremos participantes com as mais diversas vivências pessoais e dilemas familiares impressionantes. É para todas e para todos que organizamos um momento de animação especial na partida, com um concerto da cantora Ágata”.

A apresentação da Corrida da Mulher, contou com algumas figuras públicas que se associaram a esta causa, entre elas Ágata, Toy, Madjer, Calado, Oceano, Valéria Carvalho, Sofia Reis e Fernanda Freitas.

Do ponto de vista competitivo estarão presentes as melhores fundistas da atualidade, Jéssica Augusto, Dulce Félix e Sara Moreira, e ainda algumas das mais conceituadas atletas nacionais, com especial destaque para Doroteia Peixoto e Susana Godinho e Luzia Dias.

Considerada como uma das melhores maratonistas de sempre a nível mundial, a campeã olímpica de Seul’1988 e mundial de Roma’1987, Rosa Mota estará presente na condição de madrinha desta festa desportiva que conta pela primeira vez com atletas de elite masculina.

Hermano Ferreira, recente 12.º classificado na EDP Meia Maratona de Lisboa, é o nome principal do setor masculino, estando ainda confirmada a companhia de Hélder Santos e Carlos Costa. O veterano Armando Aldegalega, figura incontornável do atletismo nacional, marca também presença nesta edição. Foi dez vezes campeão nacional da maratona e nesta corrida conquistará uma medalha única, para juntar às suas importantes medalhas, conquistadas em competições europeias e mundiais.

A corrida terá transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP África, chegando assim a 200 milhões de telespectadores.

aNOTÍCIA.pt