IndieLisboa e IndieJúnior: cinema para toda a família de 3 a 5 de junho!

A Biblioteca Municipal e o Auditório Municipal de Pinhal Novo recebem, de 3 a 5 junho, uma extensão do IndieLisboa e do IndieJúnior

IndieLisboa e IndieJúnior
IndieLisboa e IndieJúnior: cinema para toda a família de 3 a 5 de junho! - ®DR

No fim de semana de 3 a 5 de junho, há cinema e atividades de participação gratuita para toda a família no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro e na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, que recebem uma extensão do IndieLisboa e do IndieJúnior, organizada pela Câmara Municipal de Palmela.

O programa do IndieLisboa integra a exibição do Filme Vencedor do Prémio IndieMusic do Festival IndieLisboa 2022, “Love, Deutschmarks and Death”, no dia 3, às 21h30.

O IndieJúnior traz como propostas para as crianças e famílias uma sessão de curtas-metragens, no dia 4, às 11h30, e duas oficinas durante a tarde de dia 5, uma dedicada à ilustração e outra à sonoplastia.

Programa IndieLisboa e IndieJúnior

IndieLisboa

3 junho | 21h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro

Love, Deutschmarks and Death

Filme Vencedor do Prémio IndieMusic do Festival IndieLisboa 2022

Cem Kaya, Alemanha, Documentário, 2022, 96 min.

Destinatários: M/12

Entrada gratuita

A emigração turca para a Alemanha leva a que a comunidade que se forma no novo país crie a sua própria cena cultural e musical, longe dos olhos da cultura popular e mediática. Este documentário dá espaço às histórias e aos ícones que foram formando a voz dos expatriados. Mas também desvenda as complexidades financeiras, políticas e sociais que afetaram esta subcultura.

 

IndieJúnior

4 junho | 11h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro

Colorir o Mundo

Sessão de curtas-metragens para o público infantil

Duração: 48 min.

Destinatários: M/6

Entrada gratuita

Uma sessão com seis curta-metragens cheias de cores, cantigas e descobertas. Passamos Um Dia Lá Fora a assistir a um encontro romântico, mas nem tudo corre como esperado e a única hipótese é enfrentarem tudo juntos. Omar e Pincette vão mostrar-nos que as diferenças podem unir-nos e que o amor entre um homem com as mãos de caranguejo e uma sereia é sempre possível. Aprendemos novos passos de dança ao observar um grupo de pessoas quando estão Sozinhos no Elevador. Que diferenças existem quando estamos sozinhos e acompanhados? Em Luce e o Rochedo, a pequena Luce não fica muito contente com a chegada de uma enorme rocha à sua aldeia, mas será que vai mudar de ideias? Patrulha e as Sementes de Pára Quedas ajudam-nos a descobrir o mundo das flores: como vivem e o que têm para oferecer. Terminamos a sessão na companhia de um Guarda de Honra, que não deve nunca deixar o seu posto, a não ser que um desastre natural aconteça.

 

5 junho | 14h00 | Biblioteca Municipal de Pinhal Novo

Oficina de Ilustração “Vamos Ilustrar o Nosso Filme?”

Concebida e dinamizada por Maria Carvão®

Duração: 90 min.

Destinatários: 6-12 anos

N.º máximo de participantes: 12 crianças

Insc. (gratuitas mas obrigatórias): 212 336 632 | [email protected] | Bibliotecas da Rede

Como é que podemos começar a desenhar um filme de animação? De quantas personagens precisamos? Que história queremos contar? Nesta Oficina de Ilustração, vamos desenhar as personagens necessárias para a criação de uma pequena história. E como é que lhes podemos dar vida, se estão apenas desenhadas numa folha de papel? Recriando a história através da técnica de stop motion, vamos dar-lhes liberdade para se movimentarem e muito espaço para conhecerem o mundo.

 

5 junho | 17h00 | Biblioteca Municipal de Pinhal Novo

Oficina de Sonoplastia “Sons que Contam Histórias”

Concebida e dinamizada por Baileia – Artes Infâncias

Duração: 90 min.

Destinatários: 6-12 anos e educadoras/es

N.º máximo de participantes por oficina: 12 crianças (+1 educador/a por criança)

Insc. (gratuitas mas obrigatórias): 212 336 632 | [email protected] | Bibliotecas da Rede

Fecha os olhos e tenta escutar os sons ao redor. Consegues reconhecer lugares, pessoas e acontecimentos? Agora imagina uma história em que é possível saber o que se passou, pelos sons que ouviu… E se tentássemos ver um filme mudo e imaginar os sons que poderiam existir? Neste encontro, vamos brincar a compor o som com imagens e compor as imagens com sons. Inspirados no filme Guarda de Honra, nas técnicas de sonoplastia, foley art, efeitos sonoros e banda sonora, convidamos crianças a partir dos 6 anos e as suas famílias a explorar a criação e sonorização de uma história. Uma experiência divertida e expressiva num dia cheio de descobertas sonoras!

IndieLisboa e IndieJúnior, de 3 a 5 de junho, uma boa oportunidade para desfrutar de bons momentos em família.

aNOTÍCIA.pt