As marchas populares estão de volta ao Altice Arena

As marchas populares estão de volta ao Altice Arena, para se apresentarem ao júri do concurso, antes do grande desfile, na Avenida da Liberdade, na noite de Santo António.

marchas populares no Altice Arena
As marchas populares estão de volta ao Altice Arena - ©Pedro Estevens

Mantendo a tradição, e após dois anos de interregno, devido á Covid19, as marchas populares voltam ao Altice Arena, durante três dias, para se apresentarem ao júri do concurso, depois de meses de ensaios no segredo dos deuses. 

Durante um ano, num esforço coletivo, centenas de pessoas trabalham arduamente para darem a conhecer a tradição do seu bairro. É a paixão bairrista que move todas estas pessoas, que não conhecem a palavra cansaço até ao dia do grande desfile na Avenida da Liberdade, na noite de Santo Antonio.

Ontem(3),  apresentaram-se no Altice Arena as marchas populares de Belém, do Bairro da Boavista, do Castelo, do Alto do Pina, da Bica, do Bairro Alto e da Mouraria e também a Marcha Infantil “A Voz do Operário”, que sempre nos encanta com o rigor, o empenho e a alegria com que os seus pequenos “marchantes” se apresentam.

Em 2022, passam três anos desde a última vez que centenas de mulheres e homens, e também meninos e meninas, desceram a Avenida da Liberdade na noite de 12 de junho. Sofia Cruz a ensaiadora da Marcha Infantil “A Voz do Operário” confessa-se “ansiosa” com as marchas populares deste ano. Apesar da experiência acumulada de várias edições como ensaiadora diz que “parece mentira” que se vá retomar as festas de Lisboa.

O tema das marchas é definido anualmente pela autarquia e este ano optou-se pelas crianças e o fado. Integrado neste contexto, a Marcha Infantil d’A Voz do Operário vai levar uma canção usada em 2001, que fala precisamente do fado, e uma composição e letra nova de Ricardo Dias e Carlos Alberto Vidal.

A Marcha de Belém, escolheu o tema “O pica amor de Belém”, a Marcha da Boavista “Lisboa, na faina do mar” e o Castelo “Das flores fiz o meu fado”.

Já o Alto do Pina, que pretende revalidar o título de campeã que conquistou em 2019, escolheu o tema “Para sempre Alto do Pina”. A Mouraria, escolheu “O namoro da Bia e do Chico”, do Bairro Alto “A arquitetura da água” e a Bica “Todas as formas de amor”.

Hoje, dia 4, vão apresentar-se a concurso a Marcha dos Mercados, a Marcha de Marvila, a Marcha do Lumiar, a Marcha da Baixa, a Marcha dos Olivais, a Marcha de São Vicente, a Marcha de Carnide e a Marcha da Penha de França.

aNOTÍCIA.pt