A IKEA, desafiou Vanessa Teodoro, Kruella d’Enfer e Elianyuri a dar nova vida a peças IKEA, usadas

Lembre-se: Se já não usa, não deite fora! Baseada nesta premissa a IKEA, desafiou Vanessa Teodoro, a Kruella d’Enfer e o Elianyuri a dar uma segunda vida a três móveis IKEA usadas.

peças IKEA usadas
A IKEA, desafiou Vanessa Teodoro, Kruella d’Enfer e Elianyuri a dar nova vida a peças IKEA, usadas - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Todos os móveis merecem uma nova oportunidade e se já não usa, não deite fora! Baseada nesta premissa a IKEA, desafiou Vanessa Teodoro, a Kruella d’Enfer e o Elianyuri a dar uma segunda vida a três peças IKEA usadas, porque existem muitas alternativas para uma peça que já não tem utilidade nas nossas casas e deitar fora não tem de ser uma delas.  

A loja IKEA de Loures foi a escolhida para esta iniciativa e para o primeiro Workshop de transformação de objetos usados dando-lhes uma nova roupagem.

De acordo com Duarte Frade, do marketing da IKEA Portugal este workshop tem como objetivo “incentivar a comportamentos individuais, dizer às pessoas que às vezes temos móveis em casa, que estão estragados ou que já não gostamos deles, e que em vez de deitar no lixo, se calhar há outras opções que pode passar por vender ao IKEA, ou quem sabe serem um bocadinho mais artistas e fazerem coisas diferentes”

Foi assim que estes três artistas, desafiados pela IKEA usaram o seu talento para transformar objetos aparentemente sem futuro em peças de arte. Vanessa Teodoro, Kruella d’Enfer e o Elianyuri, deram uma segunda vida a um candeeiro, a um armário com estante e a um armário KOLBJÖRN, respetivamente. As peças usadas, agora com nova vida, podem ser vistas até ao próximo dia 15 de junho na IKEA de Loures.

“Dualidade”, Vanessa Teodoro

Inspirado na dualidade entre opostos: luz/sombra e preto/branco, a função (dar luz) do candeeiro foi aproveitada para acentuar os reflexos nos padrões fluídos pintados de forma simples e circular. A mancha gráfica reflete subtilmente um padrão de um caos organizado tanto por dentro como por fora. Bolas pretas penduradas para uma abordagem mais kitsch (inspirado nos candelabros de cristal), tornam-no num “statement piece”. Vanessa acrescenta que, apesar de ser uma técnica simples, “decerto poderá ajudar a inspirar os clientes da IKEA a criarem algo único ao darem uma segunda vida aos seus candeeiros antigos”.

“Mystic Voyage”, Kruella d’Enfer

Uma interpretação dos armários de casamento chineses, usados antigamente para guardar os presentes recebidos na cerimónia, como roupas ou sedas. O desenho inclui inspirações orientais como a lua, nuvens, montanhas e plantas – motivos que podem ser vistos em alguns desses armários chineses, assim como os adornos colocados ao redor do móvel. Kruella revela que “as cores pastel contrastam assim que as portas se abrem, dando lugar a um interior azul-escuro que simboliza o universo”.

“Tierra en el fuego”, Elianyuri

Após um grande incêndio na Patagónia quando era criança, a família de Elianyuri perdeu totalmente os bens. Os seus pais tiveram a missão de criar os filhos com desapego das coisas materiais, mas com muito amor. Este acontecimento, apesar de ter marcado a sua vida, fez com que aprendesse a aproveitar cada elemento do seu dia a dia. “Móveis em segunda mão são uma segunda oportunidade, não só para eles, mas também para a minha capacidade de criar”, diz o artista.

Na sequência do convite endereçado pela IKEA a Elianyuri, para dar uma nova vida a um móvel, que muito provavelmente iria acabar no lixo, acabou por adaptar por completo o interior de um armário KOLBJÖRN. “A peça é um conjunto de memórias que nasce a partir do que para muitos poderia ter sido lixo e do fogo que muitas vezes parece só destruir” refere o artista.

Acerca desta campanha, Duarte Frade explicou-nos que “A sustentabilidade do Planeta é uma preocupação de longa data da IKEA, que vem procurando sempre soluções para evitar o desperdício. Assim criou o serviço 2ª vida, onde se podem vender os móveis IKEA de que já não gostamos ou precisamos, através de um sistema seguro e simples que funciona todo o ano.”

Assim, o vendedor ganha um cartão de reembolso IKEA e outra pessoa pode comprar os seus móveis em segunda mão e dar-lhes uma nova casa. Todos ganham, especialmente o planeta.

Outro serviço disponível é o ‘Peças sobresselentes’

Falta um pé ao sofá? Precisa de uma dobradiça extra? Sejam grandes ou pequenas, a IKEA tem peças sobresselentes para reparar em vez de substituir móveis: o ambiente agradece (e a carteira também).

Peças sobresselentes pequenas

Ferragens ou peças sobresselentes mais pequenas, como parafusos, maçanetas ou buchas, podem ser encomendadas e serão entregues diretamente na morada indicada, em aproximadamente 10 a 15 dias úteis, sem custos.

A iniciativa começou no IKEA de Loures, “mas a nossa ambição agora é também fazer esta exposição em todas as lojas. Os próximos 15 dias vamos estar aqui, depois logo vemos, qual a loja que se seguirá” concluiu Duarte Frade.

Vamos dar uma nova vida a peças IKEA (ou não), usadas?

aNOTÍCIA.pt