“A Era pós-COVID-19 e o Turismo: olhos postos no futuro” em debate na 8.ª edição do Fórum Vê Portugal

A 8.ª edição do Fórum “Vê Portugal”, o maior evento nacional de debate sobre turismo interno, está a decorrer em Tomar e tem como mote “A Era pós-COVID-19 e o Turismo: olhos postos no futuro”.

Vê Portugal
"A Era pós-COVID-19 e o Turismo: olhos postos no futuro" em debate na 8.ª edição do Fórum Vê Portugal - ®DR

Tomar foi a cidade escolhida, este ano, para acolher a 8ª. edição do Fórum “Vê Portugal”, o maior evento nacional de debate sobre turismo interno, que durante quatro dias junta em terras nabantinas oradores nacionais e internacionais para debater a recuperação da atividade turística e os desafios do turismo na era pós-Covid e para preparar o futuro.

Na Sessão de Abertura do Fórum Vê Portugal, que decorreu no Cine-Teatro Paraíso, Filipa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Tomar, (em substituição da Presidente da autarquia Anabela Freitas, ausente por doença), recordou que “Portugal atravessou uma das suas piores fases dos últimos tempos. A covid-19 abalou o Turismo, que atravessava o seu expoente máximo, retirou-nos vivências e sonhos que tínhamos para realizar. Mas não nos tirou a capacidade para sonhar”, salientou. “No território, continuamos cá, com os nossos ativos principais, o património e a gastronomia.”

A cerimónia contou ainda com as presenças de João Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

Na sua intervenção, João Coroado frisou a importância do património para a atividade turística, nomeadamente o património cultural e etnográfico, enaltecendo a aposta que o Politécnico de Tomar tem feito nesta área.

Já Pedro Machado recordou os três grandes eixos em que assenta este Fórum: restaurar a confiança e o crescimento, reforçar a coesão e criar felicidade, referindo que os dados mais recentes de procura turística, de abril, “mostram que estamos num processo de recuperação da confiança dos visitantes, em particular dos visitantes internos.” “Este dado faz-nos reforçar a importância do mercado interno ao longo de todo o ano, o que constitui uma oportunidade para os territórios de baixa densidade, de interior. Percebemos hoje que os portugueses encontraram nestes territórios novas experiências e novas motivações”, destacou o Presidente da Turismo Centro de Portugal, recordando ainda o “trabalho notável” que as entidades regionais de turismo têm feito no crescimento da atividade turística.

O Presidente do Turismo de Portugal, salientou a importância de se discutir neste fórum os desafios do futuro, mas o mais importante de acordo com Luis Araújo é “homenagearmos os nossos concidadãos, que nos últimos dois anos escolheram o nosso país para viajar e descobriram o nosso território. Esta retoma da atividade não é fruto da sorte e azar, é fruto do trabalho de todas e de todos ao longo destes dois anos.”

A terminar, Francisco Calheiros reforçou a ideia de que cada vez há novos desafios a que o Turismo tem de se adaptar, nomeadamente a pandemia, a guerra, que ninguém esperava e as alterações climáticas, que têm vindo a alterar aquilo a que os turistas estavam habituados. Por isso, a atividade turística necessita de oferecer “novos produtos que correspondam às novas necessidades”, referiu presidente da Confederação do Turismo de Portugal antes de recordar que são “necessárias ajudas públicas para a capitalização das empresas, que ficaram descapitalizadas com a pandemia”, lembrando que é imprescindível resolver outros problemas, como os vistos para quem quer trabalhar no nosso país e a questão do novo aeroporto de Lisboa.

Após a sessão de abertura tiveram início os painéis de debate. O primeiro dedicado às Novas tendências no comportamento do turista provocadas pela pandemia, teve como interveniente Mauro Paulino, psicólogo e coordenador do livro “A Psicologia da Pandemia”, que sublinhou a importância do “turismo de auto-cuidado”, uma tendência que cresceu com a pandemia. Marta Poggi, consultora de turismo digital, orientou a sua intervenção para as mudanças visíveis, ou ainda disfarçadas, nos padrões de consumo dos novos viajantes. António Neves, da Industry Manager-Travel da Google, trouxe ao debate a forma como os turistas hoje pesquisam as suas férias e viagens enquanto Tiago Phillimore, responsável pelas áreas de eCommerce e Digital da TAP, mostrou-se otimista em relação à evolução do setor da aviação, depois de dois anos dramáticos.

O segundo painel teve como tema “O capital humano nas organizações: impactos e mudanças”, e contou com a participação de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, e de Ana Paula Pais, diretora coordenadora de Formação no Turismo de Portugal. As participantes conversaram sobre questões como a situação atual das empresas ou as novas formas de trabalhar, que vieram alterar substancialmente o mercado do trabalho e expor algumas fragilidades em termos da legislação em vigor.

O painel “Covid-19 e a emergência de novos produtos turísticos” teve como oradores Sérgio Nunes, diretor do Centro de Investigação Aplicada em Economia e Gestão do Território, Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal, e Pedro Pedrosa, CEO na empresa Portugal A2Z Walking & Biking”, que debateram assuntos como os percursos pedestres e cicláveis, o ecoturismo, o nomadismo digital e todo um conjunto de novos produtos turísticos que encontraram no contexto de pandemia uma forma de emergir e de se afirmar.

A tarde do Fórum Vê Portugal terminou com a entrega dos certificados e dos Prémios “Best Responsible Trails”, que distinguiram, pela primeira vez, os trilhos de caminhada e cicloturismo que se distinguem pelas boas práticas. Na categoria “Comunidade”, o vencedor foi o PR 5 de Seia – Rota da Garganta de Loriga; na categoria “Inteligente”, o galardão foi para a GR 22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal; e na categoria “Conservação” ganhou a Rota Vicentina – Caminho Histórico.

Este segundo dia do Fórum Vê Portugal terminou com o Jantar de Gala onde foram entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo, assim como os Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.

aNOTÍCIA.pt