Personalidades e instituições da região, homenageadas no jantar oficial “Vê Portugal” pelo Turismo Centro de Portugal

No âmbito do 8.º Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal", foram homenageados pelo Turismo Centro de Portugal, diversas personalidades e instituições da região, no jantar oficial que decorreu ontem em Tomar.

jantar oficial do Vê Portugal
Personalidades e instituições da região, homenageadas no jantar oficial “Vê Portugal” pelo Turismo Centro de Portugal - ®DR

Presidido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Turismo Centro de Portugal homenageou cinco personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal. A homenagem aconteceu ontem à noite, durante o Jantar Oficial “Vê Portugal”, que teve lugar no Hotel dos Templários, em Tomar, num dos momentos altos do 8.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.

Durante o Jantar Oficial do “Vê Portugal” e após os discursos de boas-vindas, por parte de Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados e foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves” e do concurso de Teses Académicas.

Os homenageados foram:

– Restaurante “Manjar do Marquês” (Pombal). Em representação do restaurante esteve presente Pedro Pimpão, presidente do Município de Pombal.

– “Natura Glamping” (Fundão), representado por Jorge Pessoa, CEO do Natura Glamping.

 – Grupo Hoti Hotéis, representado por Miguel Proença, do Grupo Hoti Hotéis

 – Licor Beirão (Lousã), representado por José Redondo, da Licor Beirão.

 – António Quaresma, CEO do grupo O Valor do Tempo.

A cada um dos homenageados, foi oferecido, pela Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal e pela ministra Ana Abrunhosa, uma peça em vidro, produzida manualmente na Marinha Grande.

No decorrer do Jantar Oficial foram ainda entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro.

Os prémios receberam o nome do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, numa homenagem ao homem que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.

 O júri final, desta sétima edição, composto por Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Adriana Costa (UA Incubator), escolheu os seguintes projetos:

1.º classificado – “Taste Food Experience” (Instituto Politécnico da Guarda);

2.º classificado – “Pateira Glamping & Eco-resort” (Sérgio Almeida);

3.º classificado – “Fake Museum – A Real Museum about Fake Things” (Mafalda Fernandes e Carolina Pina).

Foram também finalistas, os seguintes projetos:

– Golden Rock – Alambique Water Spa (O Alambique de Ouro)

– Equinatura Silvercoast (Jorge Magalhães, Rita Magalhães, Joana Magalhães e Francisco Magalhães)

– Dynasty Capacity (Angela Tomás, Celestino Manuel Tomás, Carolina Tomás, Mariana Tomás, Beatriz Tomás e Mário Tomás)

– Fun With Us (José Catrau)

– Vale das Origens (Eduardo Henriques e Lara Varela).

O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

 Este ano, a sexta edição do concurso recebeu 25 candidaturas nas suas duas vertentes. O júri final, composto por Cristina Barroco (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), Dulcineia Moura (Territórios do Côa) e José Coutinho (Leader Oeste), distinguiu as seguintes teses:

Tese de Doutoramento: “Árvores Monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica” (Ana Raquel Lopes)

Tese de Mestrado: “Estratégia Territorial – proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão” (Rui Ferraz)

Após a cerimónia da entrega de prémios, coube à ministra Ana Abrunhosa proferir o discurso de encerramento do Jantar Oficial.

aNOTÍCIA.pt