Caravela Vera Cruz vai estar aberta a visitas em Viana do Castelo

No âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, Caravela Vera Cruz chega hoje a Viana do Castelo e estará disponível para visitas

Caravela Vera Cruz em Viana do Castelo
Caravela Vera Cruz vai estar aberta a visitas em Viana do Castelo - ®DR

A Caravela Vera Cruz que chega hoje, dia 8 de junho, a Viana do Castelo, no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, vai estar aberta para visitas gratuitas das escolas e do público em geral esta quarta e quinta-feira. Durante a sua passagem por Viana do Castelo, ficará acostada na doca comercial junto ao Navio Gil Eannes, com as cerca de 20 embarcações de recreio que estão a fazer esta “peregrinação marítima”.

A chegada da Caravela Vera Cruz, estrela do cruzeiro, está prevista para o início da tarde, a partir das 14h30, dependendo das condições do vento e do mar, e estará disponível para visitas durante o dia de hoje, das 17h às 19h, e amanhã, dia 9, das 10h às 13h e das 14h às 19h, em Viana do Castelo. Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma réplica exata das antigas caravelas usadas durante a expansão portuguesa nos séculos XV e XI e conhecer melhor as técnicas de navegação da altura, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo neste tipo de embarcação.

Os tripulantes do cruzeiro, num total de 150 participantes, serão recebidos hoje, a partir das 16h30, no terraço da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, por representantes de várias entidades, e amanhã terão a oportunidade de desfrutar de um programa de atividades preparado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em articulação com os 10 municípios do Alto Minho.

Refira-se que o “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, composto por nove etapas em Portugal, teve início em Vila Real de Santo António, no passado dia 28 de maio, com paragens em Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e, agora, Viana do Castelo. Amanhã, segue rumo à Galiza, passando por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km, com chegada prevista a 13 de junho.

aNOTÍCIA.pt