Universidade NOVA de Lisboa destaca o papel de Paula Rego na divulgação da cultura portuguesa

Paula Rego um dos nomes mais conhecidos da pintura portuguesa e nome incontornável na divulgação da cultura portuguesa, morreu hoje, aos 87 anos

Paula Rego na cultura portuguesa
Universidade NOVA de Lisboa destaca o papel de Paula Rego na divulgação da cultura portuguesa - ®DR (Gulbenkian)

A Universidade Nova, em comunicado de imprensa, destacou hoje, dia 8 de junho, o papel de Paula Rego na divulgação da cultura portuguesa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que se encontrava em deslocação em Braga considerou a morte de Paula Rego “uma perda nacional. Certamente eu falarei com o senhor primeiro-ministro para ponderar como assinalar em termos de luto nacional essa perda, porque tem uma projeção muito longa, muito rica e muito prestigiante para Portugal”.

Por seu turno, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lembra Paula Rego como uma artista singular e internacionalizada. Segundo Pedro Adão e Silva o governo vai decretar luto nacional para homenagear a artista.

Paula Rego morreu hoje, em Londres, aos 87 anos.

Transcreve-se, na integra, o comunicado de imprensa da Universidade Nova:

“A Universidade NOVA de Lisboa recebeu, esta quarta-feira, com enorme pesar a informação da morte de Paula Rego, a cuja família e amigos envia as mais sentidas condolências.

“Paula Rego é um nome incontornável da cultura portuguesa e o seu legado ficará inscrito não só na História de Portugal como também na História Contemporânea”, recorda João Sàágua, Reitor da NOVA.

Um dos nomes mais conhecidos da pintura nacional, Paula Rego foi, em 2021, considerada uma das 25 mulheres mais influentes do ano para o Financial Times. Entre as várias distinções que recebeu ao longo dos seus 87 anos, destacam-se a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 2004, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, em 2013 e o grau de Oficial atribuído pela Rainha Isabel II, pela sua contribuição para as artes.”

aNOTÍCIA.pt