Douro Wine City junta produtores e chefes para falar do vinho da Região

O Douro Wine City está de volta ao Peso da Régua de 10 a 13 de Junho, para juntar cerca de 100 produtores, chefes e muita animação

Douro Wine City
Douro Wine City junta produtores e chefes para falar do vinho da Região - ®DR

Poucas paisagens no mundo foram tão bem esculpidas pelo homem quanto o Douro. Pelas montanhas e vales que o rio serpenteia há socalcos seculares que suportam vinhas, muitas delas centenárias, assentes em solos inclementes de xisto, onde a vontade de fazer algo maior superou o que se pensara inimaginável. Primeiro foi o Porto, depois os DOC Douro. Hoje, todos são reconhecidos como grandes à escala global. DOURO WINE CITY volta a ser um palco privilegiado para os descobrir, reencontrar e até comprar. Ao todo, cerca de 100 produtores de vinhos da primeira região demarcada e regulamentada (1756) no mundo estarão no Auditório Municipal do Peso da Régua, de 10 a 13 de junho (sexta-feira a domingo). Apresentam os recentes lançamentos, as novidades absolutas que o mercado ainda não conhece e os rótulos que já se tornaram ícones generalizados.

Para descodificar linguagem e desmistificar conceitos, Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, orienta didáticas Conversas sobre Vinho que permitirão aos visitantes captar melhor as diferentes dimensões dos vinhos elaborados no Douro, por entre sub-regiões, castas, tipologias e estilos.

Em sessões de Showcooking, a qualidade dos produtos autóctones do Douro será reinterpretada com a mestria dos chefes de cozinha Hélio Loureiro, Carlos Pires (The Wine House Quinta da Pacheca), Jorge Coimbra (The River Restaurante), Maria do Céu Pires (os novos doces Mechas) e até será demonstrada todo o virtuoso processo de elaboração dos tradicionais Rebuçados da Régua. O evento contará ainda uma área de restauração.

No cardápio da música ao vivo, há mais pretextos a justificar visita. Anaísa, Ai Braguesa, Bando das Gaitas, David Silva Flamenco Guitar Trio, Orquestra de Jazz do Douro, The Splinters e Tozé Freitas são os cabeças de cartaz. Os fins de tarde de sábado e domingo contam as atuações dos dj´s Pedro Simões da RFM e Igor Guimarães.

Organizado pelo Município do Peso da Régua, com produção da Essência do Vinho, a segunda edição do DOURO WINE CITY tem entrada livre e reserva o último dia, segunda-feira, para profissionais do vinho, restauração e hotelaria.

aNOTÍCIA.pt