Portugal venceu a Chéquia e conquistou a liderança do Grupo A2

Portugal venceu esta quinta-feira a Chéquia, no encontro da terceira jornada do grupo A2 da Liga das Nações de futebol, com golos de João Cancelo e Bernardo Guedes e conquistou a liderança do Grupo A2

Portugal venceu a Chéquia
Portugal venceu a Chéquia e conquistou a liderança do Grupo A2 - ©Flavio Alberto (foto de arquivo)

No Estádio de Alvalade, ao rubro Portugal venceu esta quinta-feira a Chéquia por 2-0, golos de João Cancelo e Bernardo Guedes, no encontro da terceira jornada do grupo A2 da Liga das Nações de futebol, A Seleção das Quinas, conquistou assim o primeiro lugar do grupo A2.

Depois do empate a um golo, frente à Espanha, e da primeira vitória, face aos suíços (4-0), em Lisboa, Portugal defrontou na ronda três, a Chéquia, uma equipa que se tem apresentado muito competente.

Durante a primeira parte e após os primeiros minutos em que Portugal, pareceu um pouco ‘emperrado’ a equipa das quinas, melhorou significativamente, construindo uma vantagem confortável.

Como era previsível, os checos apresentaram-se em Alvalade com um bloco baixo e a tentar surpreender com transições rápidas. E se no início do jogo parecia que a Seleção Nacional teria muita dificuldade em transpor a defesa contrária, um par de investidas pelo lado direito acabaram por acabar com as dúvidas.

A seleção checa ainda conseguiu assustar Diogo Costa, que teve de se aplicar para, antes da meia hora de jogo, evitar o primeiro golo do jogo. Mas foram os lusos que inauguraram o marcador.

O primeiro golo de Portugal surgiu aos 33 minutos, na sequência de um ‘bailado’ entre Bernardo e Cancelo a dupla maravilha do Manchester City. O lateral arrancou para área e surpreendeu o Stanek com um remate potente, mostrando classe no passe de Bernardo e frieza na finalização de Cancelo, que marca pelo 2º jogo consecutivo.

Cimo minutos depois, o segundo golo de Portugal. Gonçalo Guedes faz o segundo para a Seleção Nacional. Mais um grande passe de Bernardo Silva, desta vez a isolar o avançado do Valencia em frente a Stanek. O avançado entrou na área e rematou cruzado para o segundo golo de Portugal.

A seleção checa ainda conseguiu assustar Diogo Costa, que teve de se aplicar para, antes da meia hora de jogo, evitar o primeiro golo do jogo. Mas a seleção nacional conseguiu mesmo furar a defesa e marcar.

Ao intervalo Portugal vence a Chéquia por 2-0. Mas podia estar a vencer por 3-0. Esteve muito perto o terceiro. Outra vez Bernardo Silva, agora a lançar Ronaldo que perde ângulo de remate, pica a bola e esta cai sobre a rede da baliza, ainda desviada por um jogador checo.

Na segunda parte, a equipa checa entrou com três alterações e mudou o sistema tático para tentar anular a vantagem de Portugal no jogo. Aos 60 minutos, depois de uma perda de bola no meio-campo nacional, os checos partiram em velocidade para o contra-ataque, mas acabaram por desperdiçar a oportunidade de reduzir a desvantagem no jogo.

Aos 62’, mais uma oportunidade para Portugal depois de uma boa combinação entre Cristiano Ronaldo e Guedes, com Diogo Jota a atirar à figura de Stanek. Também aos 67’, grande oportunidade para Portugal, com Diogo Jota a cruzar para Guedes que no coração da área, deixa-se surpreender com um corte quando preparava o remate.

Portugal continua a rondar a baliza adversária, resultando em dois cantos em dois minutos. A Seleção das Quinas está confortável, mas mais um golo era o ideal para descansar todos os portugueses que encheram o Estádio de Alvalade.

Termina o jogo em Alvalade,  Portugal venceu a Chéquia por 2-0. Os golos de Cancelo e de Gonçalo Guedes deu a Portugal 7 pontos e a liderança do Grupo A2.

aNOTÍCIA.pt