“Pela Ucrânia, com Amor” um concerto solidário para ajudar o povo ucraniano

A Altice Arena, acolheu esta quarta-feira, “Pela Ucrânia, com Amor” um concerto solidário de angariação de fundos para apoiar o povo ucraniano.

Pela Ucrânia com Amor
“Pela Ucrânia, com Amor” um concerto solidário para ajudar o povo ucraniano - ©Pedro Estevens

A SIC Esperança, com o apoio da Música no Coração e da Altice Arena, promoveu a iniciativa “Pela Ucrânia, Com Amor”, um concerto solidário de angariação de fundos para apoiar o povo ucraniano. O espetáculo contou com a participação de artistas nacionais e ucranianos, entre os quais Carolina Deslandes, Salvador Sobral e Khrystyna Soloviy.

O agravamento do conflito armado em solo ucraniano deixou grande parte do país num estado de devastação incalculável, que dificulta o acesso aos cuidados de saúde e qualidade dos mesmos.

Neste sentido, a iniciativa “Pela Ucrânia, Com Amor” pretendeu angariar verbas para apoiar hospitais nas cidades de Kharkiv, Kryvyi Rig, Mykolaiv e Vinnitca.

A aplicação da verba angariada ficará a cargo da Associação Golden Trident, criada por um grupo de voluntários ucranianos, que residem em Portugal há mais de 20 anos. Esta associação criada no seguimento do conflito armado na Ucrânia, tem como principal objetivo o apoio médico aos hospitais ucranianos.

A SIC Esperança terá como missão a monitorização da implementação da verba angariada.

No palco duas nacionalidades numa só língua. Salvador Sobral um dos artistas portugueses ouvidos na Altice Arena abraçou a Ucrânia, ao cantar uma música ucraniana. Carolina Deslandes trouxe ao palco o novo tema “Paz” Já a artista ucraniana Khrystyna Soloviy usou a voz para lutar contra as forças russas.

A embaixadora da Ucrânia em Portugal e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa foram algumas das figuras que marcaram presença, na Altice Arena, assim como algumas caras conhecidas do panorama musical e social português.

Histórico de apoio

Vale a pena recordar que a SIC Esperança esteve envolvida na iniciativa Juntos Pela Ucrânia, que consistiu na recolha de bens a nível nacional, no comida, medicamentos e produtos de bebé que resultaram no carregamento de 6 camiões que viajaram até à Polónia e cujo conteúdo foi entregue em solo ucraniano nas cidades de Mykplaiv, Sumy, Okhtyrka, Donetsk, Poltava e Chernigiv Oblast.

A SIC Esperança financiou ainda a deslocação de uma equipa de dois médicos, um enfermeiro e um operador logístico de Saúde em Português a um centro de acolhimento na Polónia. Durante 11 dias os refugiados ucranianos que ali chegaram tiveram ao seu dispor um posto médico equipado com materiais, medicamentos e uma equipa pronta a prestar cuidados de saúde primários.

aNOTÍCIA.pt