P Gastro Bar da Pousada do Porto – Rua das Flores apresenta menu para celebrar o seu primeiro S. João

A Pousada do Porto – Rua das Flores, a mais recente Pousada de Portugal, apresenta o novo menu do P Gastro Bar, para celebrar o seu primeiro S. João.

P Gastro Bar da pousada do porto
P Gastro Bar da Pousada do Porto – Rua das Flores apresenta menu para celebrar o seu primeiro S. João - ©Flávio Alberto

A mais recente Pousada de Portugal, abriu na cidade do Porto, na emblemática Rua das Flores e para celebrar o seu primeiro S. João, o P Gastro Bar, decidiu convidar os seus hóspedes e visitantes e apreciar os deliciosos Petiscos que compõem a sua nova carta criada pelo Chef Duarte Catela. P, foi a letra escolhida para expressar a oferta deste espaço decorado com um ambiente cosmopolita e informal, onde é possível apreciar as sugestões do seu menu, todos os dias, desde as 11h30 até às 23h00.

O conceito do P Gastro Bar é de Partilha e, para começar da melhor maneira, sugere-se experimentar a tempura de legumes, os croquetes de cozido à portuguesa com mostarda, o pica-pau de novilho com pickles, a ceviche de corvina da nossa costa, ou a tradicional salada de polvo algarvia.

No P Gastro Bar também há Pão servido como uma tosta aberta de presunto e queijo da Serra amanteigado, ou a tosta de salmão fumado e abacate, para além do delicioso prego de novilho, servido no bolo do caco.

Estas são algumas das propostas do P Gastro Bar da Pousada do Porto – Rua das Flores que promove os sabores mais tradicionais e traduzem o imaginário de uma viagem de norte a sul do país, e também às ilhas da Madeira e dos Açores.  O bacalhau dourado – uma receita emblemática para as Pousadas de Portugal -, garante presença nesta carta para representar a história e a tradição da marca que assume este lugar.

As Pousadas de Portugal assinalam oito décadas de história este ano e, pela sua presença geográfica, representam a maior rede de restaurantes de gastronomia tradicional portuguesa. O P Gastro Bar, o mais recente membro desta rede, apresenta ainda outras opções como comida de conforto, onde se inclui o entrecôte de novilho braseado, o caril de legumes ou o linguini nero com camarão salteado. Há ainda bowls e saladas para poder desfrutar a qualquer hora do dia.

E, para terminar a refeição, há diversas sobremesas para experimentar, como por exemplo, o bolo cremoso de chocolate com gelado de baunilha, o leite-creme, a torta de laranja, destacando-se ainda a trilogia com história, nome dado à sobremesa que reúne alguns dos doces conventuais mais apreciados: o toucinho do céu, a encharcada e ovos e a sericá com ameixa seca de Elvas; estes três doces são servidos com uma bola de gelado de canela para equilibrar os sabores.

O Chef de Cozinha do P Gastro Bar, e autor desta carta, é o Duarte Catela, um alentejano de Estremoz, de 34 anos, que iniciou a sua carreira profissional no grupo, desempenhando funções em diversas geografias, desde Sagres, até Palmela e Queluz.  Foi evoluindo no grupo, revelando o seu talento dentro da rede das Pousadas de Portugal e assume agora este lugar de destaque na Pousada do Porto – Rua das Flores.

Inaugurada em outubro do ano passado, a mais recente Pousada de Portugal, fica situada no centro histórico da cidade, numa rua exclusiva ao acesso pedonal com muita dinâmica e comércio local. Além dos 36 lugares disponíveis no espaço interior do P Gastro Bar, também é possível desfrutar de uma esplanada, disposta na rua principal que dá o nome a esta Pousada.

Aqui, é possível apreciar os vinhos ou cocktails, porque na carta do P Gastro Bar, além da aposta na qualidade dos ingredientes, também existe uma aposta na variedade das bebidas, sobretudo nas referências dos vinhos; vinhos brancos, rosés, verdes, tintos, e vinhos do Porto, a gama é muito variada, havendo também vários tipos de cervejas, whisky ou gins na carta.

O P Gastro Bar da Pousada do Porto – Rua das Flores está disponível para reservas todos os dias e tem uma localização privilegiada, numa das ruas mais fotografadas da cidade.

Artigo relacionado:

P Gastro Bar, com nova carta e menu especial para festejar os Santos Populares