Sopa da Pedra de Almeirim adquire estatuto de Especialidade Tradicional Garantida

Sopa da Pedra de Almeirim acaba de ser distinguida como Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia

Especialidade Sopa da Pedra de Almeirim
Sopa da Pedra de Almeirim adquire estatuto de Especialidade Tradicional Garantida - ®DR

A Sopa da Pedra de Almeirim recebeu esta segunda-feira, dia 20 de junho, o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida (ETG) da União Europeia (UE). A classificação foi publicada no Jornal Oficial da EU, curiosamente no dia de elevação de Almeirim a Cidade.

Para Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, “este é o resultado de muitos anos de trabalho. Temos aqui a garantia de que, no futuro, quem quiser provar a verdadeira, a única Sopa da Pedra, tem de vir a Almeirim. É aqui que estão os produtos de excelência, e é aqui que se cumpre um caderno de especificações ancestral”.

De acordo com o documento da Comissão Europeia, a Sopa da Pedra de Almeirim resulta de um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício.

A designação de ETG vem acrescentar valor ao produto, que fica protegido pela UE contra a falsificação e uma utilização indevida. O processo de certificação resultou de uma parceria entre a Câmara de Almeirim, a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra e o Turismo do Alentejo, sempre com o apoio e empenho da Confraria Gastronómica de Almeirim.

A Sopa da Pedra de Almeirim já é certificada em Portugal. Com esta aprovação da Comissão Europeia, a Sopa da Pedra de Almeirim torna-se o segundo produto no país com o reconhecimento de Especialidade Tradicional Garantida.

Sobre:

Sopa da pedra ou sopa de pedra é uma sopa típica portuguesa, em particular da cidade de Almeirim, situada no coração da região do Ribatejo, considerada a capital da sopa da pedra.

A designação sopa de pedra encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base lendas e mitos.

aNOTÍCIA.pt