A música dos anos 80 tomou conta do Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa

O cartaz de sábado, 25 de junho, do Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa foi feito a pensar sobretudo no público que gosta de música dos anos 80

Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa
A música dos anos 80 tomou conta do Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa - ©Pedro Estevens

A pensar sobretudo no público que gosta de música dos anos 80, o cartaz de sábado (25), começou com os Bush, que tiveram a tarefa de abrir o Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, neste segundo fim de semana de festival no Parque da Bela Vista. A segunda banda, a entrar em palco, foram os icónicos UB 40, que agarram o publico com êxitos como ‘Can’t Help Falling In Love’ e ‘Red Red Wine’.

Formada em 1992, Bush, banda grunge proveniente de Inglaterra, tiveram a tarefa de abrir o Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, A banda inglesa, já vendeu mais de 10 milhões de discos nos EUA e mais de 20 milhões em todo o mundo, tendo como álbum de estreia “Sixteen Stone”, lançado em 1994.

O público ainda a despertar para um dia inteiro de festival, demoraram um pouco a reagir à sonoridade dos Bush possivelmente também por terem fãs distintos dos das outras bandas do cartaz.  

Com bastante energia e bem-dispostos, a banda de Gavin Rossdale, tocaram alguns dos seus maiores êxitos, puxando ativamente pela plateia. “Glycerine” foi o tema que os fãs cantaram mais alto. “Machinehead” e “Comedown” foram outros dos temas que se destacaram, seguindo-se algumas músicas do trabalho mais recente, “Kingdom”, de 2020, tais como a homónima “The Kingdom”, “Flowers On A Grave”, “Blood River” ou “Ghosts In The Machine”. Para os fãs da banda, talvez tenham faltado no alinhamento faixas célebres como “The Chemicals Between Us” ou “Swallowed.

Os fãs puderam ver Rossdale, bem perto, porque o músico, ultrapassando a barreira de segurança, juntou-se ao publico que assistia ao concerto na encosta lateral do palco. O concerto com menos de uma hora de espetáculo e sem direito a encore deixou o publico com a sensação de concerto não acabado.

A segunda banda a subir ao Palco Mundo foram os UB40 feat Ali Campbell. No concerto do Rock in Rio Lisboa, perante um publico, já muito mais desperto, do que aquele que recebeu os Bush, esta versão dos UB40, que só conta com o vocalista original, – Ali Cambpell, manteve o público na mão, com um alinhamento que começou com ‘Here I Am (Come and Take Me)’, de Al Green.

As origens dos UB40 remontam a 1978, em Birmingham, e numa altura em que por terras ingleses se vivia uma época de fulgor reggae graças ao surgimento de bandas como os Specials e os Madness, a banda de Ali Campbell pontuou os anos 80 e o início dos 90 com sucessos como ‘Red Red Wine’, ‘I Got You Babe’, ‘Please Don’t Make Me Cry’, ‘Homely Girl’ e ‘Can’t Help Falling In Love’, versões de temas de proveniências tão diversas como Neil Diamond, Sonny & Cher, The Chi-Lites, Elvis Presley e Eric Donaldson.

O concerto terminou com tudo o que os fãs na Bela Vista queriam ouvir, ‘Can’t Help Falling In Love’ e ‘Red Red Wine’.

aNOTÍCIA.pt