“Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira” – está de regresso a 19ª edição

A Bênção Nacional dos Ciclistas - Carlos Vieira regressa a 11 de setembro após dois anos de paragem forçada devido à Pandemia

Bênção dos Ciclistas
“Bênção Nacional dos Ciclistas - Carlos Vieira” – está de regresso a 19ª edição - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Após dois anos de interregno devido à pandemia, a Bênção Nacional dos Ciclistas regressa este ano, com um formato diferente adotando a designação de “Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”.

A alteração da designação para “Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira” é uma forma de homenagear o seu impulsionador que, em 2020, faleceu vítima da Pandemia. Carlos Vieira, foi um grande entusiasta da bicicleta, tendo inscrito o seu nome no Guinness e em 1983, batido o recorde do mundo de resistência em bicicleta.

Esta edição, a 19ª, terá um percurso mais longo que o habitual tendo o seu início em Leiria, onde será prestada homenagem a Carlos Vieira. Em seguida, o passeio rumará a Fátima onde será celebrada a Bênção.

O evento é aberto a todos que queiram participar e em breve será disponibilizado o link para inscrição no almoço convívio.

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, associou-se a esta iniciativa a qual tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e como media partners a Revista Notícias do Pedal e as publicações O Praticante e aNOTÍCIA.pt.

A comissão organizadora da Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira é constituída por D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, Dr. António Figueiredo, Diretor do Serviço de Ortopedia do CHUCB, o Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB, ambos conhecidos pelas ligações à bicicleta, e por Jorge Santo, cunhado de Carlos Vieira e José Morais, jornalista.

Bênção Nacional dos Ciclistas - Carlos Vieira
Programa da Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira – ®DR

Programa da Bênção:

Data e hora:  dia 11 de setembro às 9h00

Local de início: Leiria

Às 9 Horas a concentração será junto ao cemitério de Leiria, seguindo-se uma homenagem a Carlos Vieira. Logo após tem início um passeio de bicicleta até Fátima, com destino ao parque nº 12, onde será feita uma paragem, para que se possam juntar mais participantes.

O passeio continua em direção a Aljustrel, Valinhos, e Calvário Húngaro (recinto da Capela Santo Estevão), onde pelas 11,30 horas será realizada a Missa, seguida da Bênção dos Ciclistas, presidida por D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e pelo Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB. Pelas 13 horas haverá um almoço convívio que carece de inscrição prévia.