Marinha assina protocolo com a fundação “Parley for the Oceans” para recuperação dos ecossistemas

Marinha e fundação “Parley for the Oceans” estabelecem protocolo de colaboração para combate a ações pejorativas contra os ecossistemas

Marinha assina protocolo com a fundação “Parley for the Oceans” para recuperação dos ecossistemas - ®DR

A Marinha Portuguesa e o Ministério de Ambiente e da Ação Climática irão celebrar protocolos com a fundação “Parley for the Oceans”, este domingo, dia 26 de junho, no Navio-Escola Sagres, que se encontra atracado no cais da Rocha, em Lisboa.

A fundação, sem fins lucrativos, “Parley for the Oceans” é um espaço para criadores, líderes e pensadores que aborda as principais ameaças dos oceanos e por isso procura colaborar com projetos que ajudem a combater as ações pejorativas contra os ecossistemas.

Na ocasião, serão celebrados protocolos entre a Marinha e a “Parley for the oceans” e ainda entre o Ministério de Ambiente e da Ação Climática com a mesma organização.

A cerimónia contará com as presenças do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Fundador da Parley, Cyrill Gutsch, da oceanógrafa e exploradora da National Geographic, Sylvia Earle e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Sobre as causas da “Parley for the Oceans”

As causas que motivam a atuação da Fundação estão bem definidas ao assumir que “Precisamos defender a diversidade em terra e no mar e precisamos de soluções, e essas soluções só podem ser realizadas aproveitando o lado imaginativo da cultura humana – as artes”

Por outro lado, a constatação da “diminuição da biodiversidade nos nossos Oceanos é a maior ameaça à sobrevivência da humanidade. Com a diminuição das espécies nos oceanos vem a diminuição da qualidade de vida da humanidade. Quais são as causas dessa contínua extinção em massa e ameaça iminente à nossa sobrevivência coletiva?”

A pergunta torna-se óbvia uma vez que “a nossa falta de ligação com a natureza e o consumo excessivo de recursos são as principais ameaças e trazem poluição química, petrolífera, sonora e plástica. Aquecimento global, acidificação dos oceanos, pesca excessiva, escoamento agrícola…” Contudo, há a certeza de que “As ameaças são muitas, mas as soluções também.”

aNOTÍCIA.pt