Jogos do Mediterrâneo : Portugal conquista primeira vitória em Futebol e Ténis de Mesa avança em bloco

Nos Jogos do Mediterrâneo a Equipa Portugal começou da melhor forma o torneio de singulares de Ténis de Mesa e o Futebol somou a sua primeira vitória

0
12
Portugal nos Jogos do Mediterrâneo
Jogos do Mediterrâneo : Portugal conquista primeira vitória em Futebol e Ténis de Mesa avança em bloco - ®DR

A Equipa Portugal começou da melhor forma o torneio de singulares de Ténis de Mesa dos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022, com todos os jogadores envolvidos a qualificarem-se para a 2.a ronda de grupos.

Nestes Jogos do Mediterrâneo a Equipa Portugal somou a primeira vitória no torneio de Futebol (sub-18) e está em linha com objetivo do apuramento para as meias-finais.

O resumo do dia da Equipa Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, em Oran 2022.

BADMINTON

Uma vitória e três eliminações para a Equipa Portugal na competição de singulares de Badminton dos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022. Diogo Glória protagonizou o resultado do dia com o apuramento para os quartos-de-final, ao eliminar o egípcio Ahmed Salah, por 21-17 e 21-19. Na quarta-feira defronta o espanhol Pablo Ábian, medalha de ouro em Tarragona 2018.

Gabriel Rodrigues enfrentou o turco Nurullah Sarac na ronda de 32 e perdeu por 2-0 (21-16 e 21-17). No quadro de singulares femininos, Mariana Pinto Leite foi afastada pela grega Grammatoula Sotiriou, em dois sets, tendo o primeiro terminado a 23-25 e o segundo foi fixado em 16-21. Já Adriana Gonçalves finalizou o torneio com um 0-2 (11-21) frente à sérvia Marija Sudimac.

FUTEBOL

A Equipa Portugal somou a primeira vitória no torneio de Futebol (sub-18) dos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022, na Argélia, superiorizando-se à Turquia (2-0), na 2.a jornada do grupo B, liderado pela Itália com seis pontos, depois de derrotar (4-0) a Grécia.

Portugal construiu a vitória com golos de Miguel Falé (15’) e de Gustavo Sá (53’), este de penálti marcado por Gustavo Sá. A equipa liderada por Joaquim Milheiro ainda dispôs de mais duas boas ocasiões para marcar: um remate à trave de Gustavo Sá (22’) e um livre direto de Hugo Félix (45’) defendido em voo pelo guarda-redes turco.
Com este resultado, Portugal está em igualdade pontual com os turcos (3) e os gregos têm zero pontos, depois de duas derrotas.

Joaquim Milheiro: “O que mudou [face ao primeiro jogo, derrota com Itália] foi a nossa capacidade de concretizar as oportunidades de golo. Estivemos mais concentrados na finalização, conseguimos ser mais agressivos no ataque à baliza adversária, e capitalizar a dor do primeiro jogo, em energia, determinação, vontade de vencer. Procurei uma abordagem estratégica que permitisse a afirmação da nossa forma de jogar. Conto com todos, têm qualidade e são capazes de trazer algo diferente à nossa equipa.”

GINÁSTICA

Mariana Parente foi 12ª classificada na final de all-around de Ginástica Artística Feminina e Lia Sobral a 15ª.
Mariana Parente somou 44.132 pontos e Lia Sobral 43.398. A mais pontuada foi a italiana Martina Maggio, com 54.864. Para as finais por aparelhos, Mariana Parente é reserva em trave e saltos.

Na competição masculina, José Nogueira classificou-se na 12ª posição, com 77.750 pontos, e Filipe Almeida foi o 16º, com 73.600 pontos, sendo que conseguiu o apuramento para a final de saltos. O turco Adem Asil foi o 1º, com 84.700 pontos.

PETANCA

A Equipa Portugal, com Hugo Dores e Vítor Peres, jogou os quartos-de-final de dupletes e foi eliminada por Marrocos (4-13).

PÓLO AQUÁTICO

Na última jornada da fase preliminar, o Portugal-Sérvia acabou com uma vitória (16-3) para os sérvios, que venceram o grupo B só com vitórias e 8 pontos. A seleção portuguesa terminou no 5º lugar, sem o apuramento para a fase de cruzamentos com o grupo A.

TÉNIS

Mariana Campino foi a única tenista da Equipa Portugal a passar uma eliminatória, mas esta terça-feira foi eliminada na 3ª ronda de singulares pela espanhola Jessica Maneiro, em dois sets (4-6, 2-6).

TÉNIS DE MESA

Jieni Shao e Inês Matos, no torneio de singulares femininos de Ténis de Mesa, e João Geraldo e João Monteiro, no torneio masculino, passaram todos à 2ª fase de grupos.
João Geraldo foi 1.o no grupo 2, com vitórias sobre Ibrahim Gunduz (Turquia) e Sami Kherouf, ambas por 4-0. Igual posição (1ª) assumiu João Monteiro no grupo 5, com três triunfos, face a Hussin Elramally (Líbia) 4-0, Nordest (França) 4-0 (fc) e Christos Savva (Chipre) 4-0.

Inês Matos foi 3ª classificada no grupo 6, mas recebeu o estatuto de “lucky loser”, depois de perder com Maria Xiao (Espanha) 0-4, de vencer Foteini Meletie (Chipre) 4-1, e de voltar a perder com Sabrina Furjan (Sérvia) 1-4.
Finalmente, Jieni Shao foi 1ª classificada no grupo 4, com vitórias sobre Nicola Arlia (Itália) 4-0 e Sofia Zhang (Espanha) 4-1.

VELA

Santiago Sampaio subiu esta terça-feira a para 6ª posição na frota da classe Ilca 7 da competição de Vela dos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022, depois de ter sido 6º e 2º nas duas regatas do dia, somando agora 30 pontos.
Já Eduardo Marques baixou de 8º para 12º, na sequência de um 10º lugar e da penalização por ter feito uma largada adiantada (29º).

Na classe Ilca 6, Leonor Dutra segue na 13ª posição, depois de ter sido 7ª e 11ª no dia, somando 53 pontos; enquanto Luísa Peres é 15ª, com 58 pontos – foi 19ª e 12ª esta terça-feira.
João Abreu manteve 9º lugar na classe IQFOIL, que teve mais quatro regatas, nas quais foi 12º, 8º, 7º e 12º – soma 62 pontos.

Na quarta-feira é dia de final para Filipa Martins em paralelas assimétricas (Ginástica Artística) e entram pela primeira vez em ação Judo, Tiro e Tiro com Arco.

aNOTÍCIA.pt