Jogos do Mediterrâneo – Filipa Martins conquista o bronze

Filipa Martins, na competição de paralelas assimétricas, conquistou a medalha de broze nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022

Filipa Martins nos Jogos do Mediterrâneo
Jogos do Mediterrâneo - Filipa Martins conquista o bronze - ®DR

Quarta-feira foi dia da Equipa Portugal conquistar mais uma medalha nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022. Depois das equipas feminina e masculina de Ténis de Mesa foi a vez da ginasta Filipa Martins acrescentar um bronze ao medalheiro português com o 3º lugar na competição de paralelas assimétricas, nestes Jogos do Mediterrâneo.

Este também foi um dia de destaque também para o ginasta Filipe Almeida, 4º na final de Saltos.

O resumo do dia da Equipa Portugal em Oran 2022.

BADMINTON

Diogo Glória terminou o torneio de singulares de Badminton entre os 5.os classificados. O jogador português defrontou esta quarta-feira o espanhol Pablo Ábian, medalha de ouro em Tarragona, nos quartos-de-final, e perdeu em três sets, tendo entrado a vencer 21-13. Ábian deu a volta ao resultado, vencendo nos dois sets seguintes, por 21-15 e 21-10.

GINÁSTICA

Filipa Martins conquistou a medalha de bronze em paralelas assimétricas na competição de Ginástica Artística dos Jogos do Mediterrâneo. A ginasta da Equipa Portugal conseguiu a pontuação de 13.850, a mesma da medalha de prata, Martina Maggio, de Itália – o desempate foi feito pela nota de execução, mais baixa no caso de Filipa Martins. A medalha de ouro foi conquistada por outra ginasta italiana, Giorgia Villa, que somou 14.000.

Igualmente qualificada para a final de trave, Filipa Martins foi 7ª classificada, com 11.400. A 1ª foi a italiana Martina Maggio, com 13.550.

Filipa Martins já de medalha ao peito: “Foi a terceira final com este esquema. Uma não correu muito bem, a segunda melhor. Acho que ainda é um bocadinho difícil gerir todo o nervosismo e stress antes de entrar para ali, principalmente sabendo que estava nos primeiros lugares. Ainda sinto uma pressão acrescida. Acho que consegui gerir melhor todo esse stress hoje e dar o meu melhor, apesar de um passinho à saída que podia fazer a diferença. Para mim, este bronze soube a ouro, porque consegui ultrapassar este obstáculo e stress e fazer o meu esquema tal como queria. Estou muito contente por isso. Quem esteve comigo mais próximo esta semana sabe que passei alguns obstáculos e me superei em algumas coisas. Estou supercontente com isso.”

Filipa Martins, sobre a sua estreia nos Jogos do Mediterrâneo, referiu: “Gostei muito de ser porta-estandarte e uma referência para os mais novos. Nos meus primeiros Jogos do Mediterrâneo, conseguir a medalha é muito bom. O início de ano foi atribulado para mim, por causa da lesão, e acho que me fui um bocadinho a baixo. Estas pequenas coisas a que às vezes muita gente não dá valor dão mais motivação, para continuarmos.”

O futuro: “Quero sempre mais e é por isso que continuo aqui, apesar de todas as dificuldades extra-treino. O meu principal objetivo a longo prazo é Paris 2024, mas penso muito dia a dia. Dependemos muito do nosso corpo, corpo e mente têm de estar bem. É dia a dia, nunca pensar muito à frente porque há coisas que não dão para prever.”

Na competição masculina, Filipe Almeida foi o 4º classificado na final de Saltos, com 13.825 pontos, tendo a medalha de ouro conquistada pelo turco Adem Asil, com 15.075 pontos. A prata foi para Nicola Bartolini (Itália), com 14.475 pontos, e o bronze para o também italiano Matteo Levantesi, com 14.200 pontos.

Guilherme Campos, que era reserva para a final, foi chamado a competir nos últimos instantes e classificou-se na 7ª posição, com 13.625 pontos.

JUDO

Raquel Brito classificou-se em 7º lugar na categoria de -48 kg. A judoca portuguesa começou por vencer o primeiro combate do dia, frente à marroquina Chaimae Eddinari, por ippon, mas foi depois derrotada, também por ippon, por Milica Nikolic (Sérvia). Na repescagem, a eslovena Marusa Stangar travou-lhe a progressão na competição com um ippon.

Bernardo Tralhão (-66 kg) foi afastado no primeiro combate por Robert Klacar (Croácia); Ricardo Pires (-60 kg) também perdeu à primeira com Maxime Merlin (França); tal como Teresa Santos (-57 kg) frente à francesa Ophelie Vellozzi. Todos os combates foram decididos por ippon.

TÉNIS DE MESA

João Geraldo e Jieni Shao estão qualificados para os quartos-de-final do torneio de singulares.
No torneio masculino, Geraldo foi o 2º classificado do grupo 2, com duas vitórias e uma derrota. Uma das vitórias do mesatenista da Equipa Portugal (4-2) aconteceu frente ao esloveno Deni Kozul, que o tinha vencido no jogo decisivo da final do torneio de equipas, e na outra (4-0) teve pela frente o cipriota Christos Savva. Geraldo perdeu no último jogo do dia com o argelino Mehdi Bouloussa (3-4).

Já Jieni Shao também passa como 2.a classificada no grupo 4 do torneio feminino, igualmente com duas vitórias e uma derrota, esta frente à espanhola Maria Xiao (2-4). A jogadora portuguesa derrotou a eslovena Ana Tofant (4-0) e a francesa Prithika Pavade (4-1).

Eliminado na fase de grupos foi João Monteiro, que por motivos clínicos teve de deixar a competição, já não fazendo os dois jogos da tarde. Durante a manhã perdeu com o italiano Mihai Bobocica, por 4-2. Também afastada foi Inês Matos, com três derrotas, frente à turca Simay Kulakceken (3-4), à francesa Marie-Josee Lutz (0-4) e a Xiaoxin Yang, do Mónaco (0-4).

TIRO

Joana Castelão e João Costa terminaram a competição de equipas mistas de Tiro, pistola 10m, na 9ª posição.

Os atiradores da Equipa Portugal totalizaram 560 pontos, os mesmos da Argélia, ficando a 8 pontos da decisão da medalha de bronze, disputada por Turquia (568) e Itália (568), enquanto Sérvia (576) e França (573) atiraram pela medalha de ouro.

TIRO COM ARCO

Nuno Carneiro, Tiago Matos e Luís Gonçalves qualificaram-se os três para a ronda de 32 da competição de Tiro com Arco.
Na ronda de seriação, Nuno Carneiro totalizou 633 pontos e classificou-se no 13.o lugar; Tiago Matos somou 606 pontos e acabou em 25º; e na 28ª posição Luís Gonçalves somou 596 pontos. O turco Mete Gazoz foi o melhor com 670 pontos. A seguir, os atletas portugueses ficaram todos isentos na ronda de 1/24.

Esta quinta-feira, na fase a eliminar, já na ronda de 1/16, Nuno Carneiro defronta o cipriota Charalambos Charalambous, Tiago Matos terá pela frente o esloveno Ziga Ravnikar e Luís Gonçalves disputa o apuramento com o turco Samet Ak
Na competição de equipas, Portugal enfrentou a Espanha e perdeu por 6-0, terminando assim a sua participação.

VELA

João Tiago Abreu subiu para a 7ª posição na classificação geral – com 63 pontos – na classe IQFOIL de Vela, depois de ter sido 4.o na única regata disputada esta quarta- feira, devido às condições do tempo.

Entre os Ilca 7, houve percursos inversos na classificação, com Eduardo Marques a subir de 12º para 8º, depois de um 5º e um 8º lugar; e Santiago Sampaio a descer de 6º para 12º, na sequência de duas regatas em que foi penalizado com dois 29ºs lugares. Nesta altura Eduardo Marques soma 39 pontos e Santiago Sampaio 59.

Em Ilca 6, Leonor Dutra é atualmente 11ª na geral, na sequência de um 11ª e um 5º lugar, com 51 pontos. Já Luísa Peres é 17ª, tendo sido 16ª e 16ª nas regatas do dia – soma 71 pontos.
Hoje, quinta-feira, estreiam-se em Oran 2022 o Ciclismo, com o contrarrelógio individual, feminino e masculino, o Andebol feminino, o Atletismo e Basquetebol 3×3.

aNOTÍCIA.pt