XIII Concurso Melhores Vinhos do Dão – Prova reuniu 30 especialistas de vinhos

O júri, presidido por Beatriz Machado, reuniu na quarta-feira, dia 29, no Solar do Vinho do Dão. À prova estiveram 140 vinhos e os premiados serão divulgados na gala Melhores Vinhos do Dão, marcada para o dia 8 de julho.

Concurso Melhores Vinhos do Dão
XIII Concurso Melhores Vinhos do Dão - Prova reuniu 30 especialistas de vinhos - ®DR

O Solar do Vinho do Dão recebeu na quarta-feira, dia 29, o júri do XIII Concurso Melhores Vinhos do Dão, presidido por Beatriz Machado, Mestre em Viticultura e Enologia. Os 30 especialistas entre críticos, enólogos e sommeliers provaram os 140 DOP Dão inscritos no concurso. As amostras foram agrupadas nas seguintes categorias: vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes. Em resultado, serão atribuídas medalhas ouro, prata e platina. Além disso, será eleito o Melhor Vinho a Concurso.

“O concurso Melhores Vinhos do Dão conta com um júri, composto por especialistas diversificados, que permite uma distinção imparcial dos vinhos da região. Por outro lado, o concurso é uma oportunidade da CVR Dão premiar os seus produtores e atribuir mérito ao trabalho desenvolvido nas áreas da enologia”, refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

O concurso realiza-se há 13 anos consecutivos, não tendo sido interrompido durante a pandemia, e é um dos pontos altos na região. Os resultados da XIII edição do concurso serão conhecidos no dia 8 de julho, durante a gala Melhores Vinhos do Dão, que terá lugar nos jardins do Solar do Vinho do Dão.

Sobre a CVR do Dão:

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.

Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.

aNOTÍCIA.pt