“Termas é Monfortinho” – um Festival diferente, no interior raiano

Música, arraiais e tertúlias sobre os mais diversos temas como a saúde da pele, nutrição e gastronomia, são algumas das atividades que farão parte do Festival “Termas é Monfortinho”, no concelho de Idanha-a-Nova.

Festival Termas é Monfortinho
“Termas é Monfortinho” – um Festival diferente, no interior raiano - ®DR

De 15 de julho a 25 de setembro, Monfortinho no concelho de Idanha-a-Nova, vai receber o Festival “Termas é Monfortinho”, composto por mais de 50 programas, como arraiais, música tradicional, jazz, folk, e tertúlias sobre os mais diversos temas como a saúde da pele, nutrição e gastronomia, entre outros.

O Festival “Termas é Monfortinho” de entrada livre, é organizado pelas Termas de Monfortinho em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a Filarmónica Idanhense, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Associação Ibérica de Turismo de Interior.

As atividades decorrem em três locais diferentes do Balneário Termal de Monfortinho: Jardim das Laranjeiras, Sala das Cegonhas e Solário e têm como objetivo dar a conhecer as muitas valências patrimoniais e culturais deste território raiano, não só aos portugueses, como ainda à comunidade do país vizinho.  

Para além da música, haverá conversas em torno dos mais diversos temas, como a saúde da pele, o futuro das termas e do termalismo, nutrição, gastronomia, as relações transfronteiriças, usos e costumes locais, instrumentos tradicionais, os segredos do café, a recriação da rota do contrabando, caminhadas, a riqueza geológica local, alimentação saudável, turismo de interior, entre outros.

É intenção da organização que o “Termas é Monfortinho” se afirme como um festival do Centro de Portugal e, em seguida, do país, mas também de Espanha, seus vizinhos por natureza e com quem tem de se começar a trabalhar e a cooperar. Daí a criação da Associação Ibérica de Turismo de Interior.

As Termas de Monfortinho são um dos melhores complexos termais da Europa e estão na porta de entrada da região Centro e também na da Extremadura espanhola. 

Uma das mais antigas fontes termais do país, a Fonte Santa, encontra-se num lugar paradisíaco, cheio de cultura. Esta fonte é considerada a mãe das Termas de Monfortinho e enquadra-se num cenário onde a natureza permanece intacta.

Neste paraíso natural, o ar e a água fazem maravilhas e conjugam-se fatores naturais para a harmonia entre a natureza e a tranquilidade. Além de serem dedicadas à saúde, as Termas de Monfortinho também disponibilizam serviços direcionados para o repouso, bem-estar e beleza. É “um lugar sem tempo e com tempo para tudo”, cuja origem remonta à época da civilização romana.

Para além de uma opção de excelência no termalismo de saúde com tratamentos personalizados através de diversos métodos: balneoterapia, ventiloterapia, fisioterapia, eletroterapia, massagens de relaxamento, estas termas integram o leque de estâncias que complementam a sua oferta com diversos programas na área de bem-estar e repouso.

aNOTÍCIA.pt