Portugal revalidou o título de Vice-Campeão Europeu de Futsal Feminino

No Pavilhão Multiusos de Gondomar, Portugal revalidou o título de Vice-Campeão Europeu de Futsal Feminino.

Portugal Vice-Campeão Europeu de Futsal Feminino
Portugal revalidou o título de Vice-Campeão Europeu de Futsal Feminino - ©Flavio Alberto

Portugal, revalidou o título de Vice-Campeão Europeu de Futsal Feminino no Pavilhão Multiusos de Gondomar, com lotação esgotada. Embora tenha feito um grande jogo, a equipa das Quinas, sucumbiu nas grandes penalidades, frente a uma Espanha, muito faltosa, mas que conseguiu revalidar o título conseguido em 2019, também frente a Portugal.

A Seleção de Portuguesa, entrou forte, mas a Espanha reagiu, embora sem conseguir criar perigo para a baliza adversária. Portugal, mantem-se por cima, no jogo, a forçar a Espanha a cometer alguns erros.

A primeira oportunidade de golo foi mesmo da seleção das Quinas, por intermédio de Ana Azevedo, que frente à baliza espanhola, atirou ao lado.

Aos 11 minutos Ana Azevedo volta a surgir isolada, mas o remate é defendido pela guarda-redes espanhola Sílvia. Mas como à terceira é de vez, Ana Azevedo, depois de um contra-ataque, conduzido por Fifó conseguiu finalmente inaugurar o marcador, a favor de Portugal.

A Espanha tentou ir atras do prejuízo, mas continua a ser Portugal a ficar mais perto do golo. Carla Vanessa ganha a bola no meio-campo e remata rasteiro, para uma defesa de Sílvia.

A dois minutos do fim da primeira parte, Portugal chegou ao segundo golo. Janice Silva serviu Pisko que só teve de empurrar a bola para o fundo da baliza da Espanha.

A alegria do segundo golo, não durou muito, porque Ale de Paz, com um remate do meio da rua, reduziu a desvantagem para Espanha.

Portugal recolheu ao balneário a vencer a Espanha por 2-1, após uma primeira parte em grande parte dominada pelas jogadoras portuguesas.

As duas equipas entraram na segunda parte com tudo. Logo no primeiro minuto Luci rematou às malhas laterais da baliza portuguesa. Logo a seguir, Ana Azevedo, volta a surgir isolada, mas o remate sai torto.

As lusas, estiveram de novo perto do golo. Janice Silva com um remate perigoso, atirou ao espanhol. No multiusos de Gondomar, ainda se ouviu gritar ‘golo’.

Aos 26 minutos, Ana Catarina, a guarda-redes lusa, impede o empate com uma grande defesa.

A dez minutos do final da partida, Portugal mantinha a vantagem de 2-1 sobre a Espanha. As espanholas, muito faltosas, pressionavam Portugal para chegar ao empate, mas a equipa de Luís Conceição muito concentrada, ia gerindo a vantagem conseguida na primeira parte.

Mas aos 35 minutos, Ale de Paz, bisa na partida empatando o jogo. Os últimos minutos foram de Portugal, com vários lances á baliza roja, mas sem conseguir evitar o prolongamento.

Já no início do prolongamento, Portugal teve a melhor oportunidade da partida. Janice Silva ganhou a bola na defesa espanhola e serve Ana Azevedo que rematou à barra. Pouco depois Janice Silva sofre uma falta que dá livre direto, mas Pisko chamada a marcar, remata á figura da guarda-redes espanhola.

María Sanz, a um minuto e meio do fim da primeira parte do prolongamento, opera a reviravolta espanhola, e faz o terceiro golo para Espanha.

Logo no reinício do prolongamento, a Espanha comete nova falta, mas Portugal voltou a falhar nos dez metros. Desta vez foi Carla Vanessa.

Nova falta espanhola origina o terceiro livre direto para Portugal. Pisko volta a rematar ao lado.

Portugal aposta tudo e três minutos do final, Luís Conceição lançou o Pisko a guarda-redes avançado. Uma boa opção já que Pisko levou o Pavilhão Multiusos de Gondomar ao delírio ao marcar o terceiro golo de Portugal.

Fim da segunda parte do prolongamento. Seguiram-se as grandes penalidades.

Portugal sucumbiu a Espanha nas grandes penalidades e sagrou-se Vice-Campeão  Europeu de Futsal Feminino, tendo “La Roja” renovado o título.

aNOTÍCIA.pt