Caves de vinho do Porto da Cálem e da Burmester distinguidas nos “Traveller’s Choice 2022

As icónicas caves de vinho do Porto da Cálem e da Burmester, em Vila Nova de Gaia, foram novamente distinguidas nos “Traveller’s Choice 2022

Caves Cálem e Burmester distinguidas
Caves de vinho do Porto da Cálem e da Burmester distinguidas nos “Traveller’s Choice 2022 - ®DR
As caves de vinho do Porto da Cálem e da Burmester, que se encontram entre as mais visitadas em Vila Nova de Gaia, foram novamente distinguidas com o prémio “Traveller ́s Choice”, na edição de 2022.
 
Este galardão é atribuído pelo TripAdvisor, considerada a mais importante plataforma de turismo do mundo, e vem reconhecer os estabelecimentos que receberam, de forma consistente, avaliações e classificações positivas por parte dos viajantes, ao longo do ano passado.
 
Ao serem distinguidas pela segunda vez com este prémio, as caves da Cálem e da Burmester continuam, assim, a integrar um grupo restrito de atrações turísticas, cuja qualidade de serviço e oferta diferenciada são reconhecidas, e onde figuram apenas 10% das empresas registadas no TripAdvisor em todo o mundo. O serviço personalizado, a segurança oferecida, a atmosfera autêntica e a qualidade das provas de degustação foram alguns dos factores mais valorizados pelos visitantes das duas caves.
 
De recordar que, em 2021, a Burmester renovou o seu espaço e passou a oferecer motivos adicionais de visita a todos aqueles que queiram conhecer o universo deste vinho emblemático e acompanhar a história desta marca de referência com quase três séculos de existência.
 
Entre as principais novidades estão a criação de um mini museu, composto por máquinas antigas utilizadas no processo de produção do vinho do Porto, e uma nova área de exposição, baseada no arquivo histórico da Burmester, onde se revela material diverso, como correspondência, rótulos antigos, fotografias e documentos vários, que testemunham a atividade da empresa nos últimos séculos.
Conhecidas pela sua atmosfera autêntica e tradicional, as caves Burmester oferecem ainda aos seus visitantes a possibilidade de verem o balseiro mais antigo do grupo Sogevinus – objeto que data de 1883 e que foi oferecido pelo pai de Henriqueta Guedes ao seu genro, Gustavo Burmester, como dote de casamento.
 
Por sua vez, com uma abordagem mais inovadora, que alia a tradição à tecnologia, as caves Cálem apresentam várias curiosidades que tornam a sua visita atrativa para todas as idades. Entre aquelas que reúnem as preferências dos visitantes estão um mapa tridimensional em cortiça da região do Douro, um vídeo explicativo da arte da tanoaria, um painel de cores onde se observam as diferentes tonalidades do vinho do Porto, amostras das garrafas mais emblemáticas da história da Cálem (incluindo a mais antiga, que data de 1870) ou um imenso balseiro onde possível colocar um carro Mini.
Em complemento ao tour, a Cálem disponibiliza ainda provas de vinho, harmonizações com chocolates e queijos e espetáculos de fado ao vivo.
 
É com muita satisfação e orgulho que recebemos, uma vez mais, os prémios Traveller ́s Choice. Estas distinções são, simultaneamente, um reconhecimento da entrega e do compromisso assumidos por toda a equipa da Sogevinus e um incentivo para podermos continuar a proporcionar experiências memoráveis a quem nos visita, a partir das histórias e do universo único dos nossos vinhos“, explica Maria Manuel Ramos, diretora de turismo do grupo, que detém a Cálem e a Burmester, entre outras marcas.