Sabe os cuidados que deve ter em treinos outdoor durante o verão?

Conheça algumas dicas sobre os cuidados que deve ter, nestes dias quentes de verão, nos seus treinos outdoor

cuidados em treinos outdoor
Sabe os cuidados que deve ter em treinos outdoor durante o verão? - ®DR

Com a chegada dos dias mais quentes, é mais comum optarmos por treinos outdoor. No entanto, e antes de iniciar, existem vários cuidados que devemos ter em consideração nestes treinos outdoor para assegurar que praticamos desporto nas melhores condições possíveis.  O Urban Sports Club preparou alguns conselhos a ter em conta antes de sair para treinar ao ar livre durante o verão.   

Algumas dicas sobre os cuidados a ter em treinos outdoor

Escolher as horas de menor calor

Da mesma forma que, em idas à praia, devemos evitar as horas de maior calor, quando treinamos ao ar livre aconselha-se a manter a mesma preocupação. A exposição direta ao sol e temperaturas elevadas podem levar a condições como a desidratação e insolação – com consequências muito prejudiciais à saúde.

Idealmente, devemos escolher treinar logo pela manhã ou ao final da tarde – alturas em que os raios solares não estão tão fortes e a temperatura está mais amena.

Aplicar protetor solar

É também uma preocupação a ter na praia e que se deverá manter em treinos outdoor: a aplicação de protetor solar deve fazer parte da rotina antes de começar a prática desportiva ao ar livre. A exposição à radiação UV por tempo prolongado – como é o caso de um treino outdoor – poderá ser prejudicial e causar queimaduras solares.

O ideal é que se mantenha este hábito mesmo que a atividade seja maioritariamente praticada à sombra – já que a prevenção é a melhor estratégia a adotar.

Manter a hidratação

Sempre que praticamos exercício, devemos ter em atenção a ingestão de água – já que suamos bastante e perdemos muitos líquidos. Esta preocupação acentua-se em treinos ao ar livre, especialmente em dias quentes, já que a desidratação acelera. O ideal é que se leve uma garrafa de água durante o treino e se vá bebendo de forma regular durante a prática desportiva.

Utilizar roupa adequada

Vestuário leve, respirável, absorvente e sem algodão – são as opções ideais para treinar ao ar livre. Em dias especialmente quentes ou atividades cuja exposição solar é quase permanente, pode ainda fazer sentido levar um chapéu e óculos de sol.

No Urban Sports Club, é possível praticar treinos outdoor em parceiros como o Outdoor Training Camp, em Almada, ou o Miguel Ferrer Outdoor, em Matosinhos. Para além disso, os membros têm acesso a mais de 50 modalidades desportivas – entre fitness, natação, yoga, escalada, padel e outros -, através de uma rede de parceiros espalhados por todo o país e em várias cidades da Europa, com uma única subscrição mensal.

aNOTÍCIA.pt