IDB Lisbon traz nova experiência de rooftop a Lisboa

O novo terraço panorâmico do edifício IDB Lisbon - Innovation & Design Building Lisbon trará à cidade um conceito inovador que reúne, num só espaço aberto à comunidade, restauração, atividades desportivas e oferta cultural.

IDB Lisbon
IDB Lisbon traz nova experiência de rooftop a Lisboa - ®DR

O IDB Lisbon – Innovation & Design Building Lisbon, antigo edifício Entreposto, irá inaugurar esta quinta-feira, 14 de julho, um rooftop que trará à capital uma nova experiência de lazer, integrada num centro de inovação e design emergente. Criado pela Jamestown, o novo terraço panorâmico com mais de 3.000 m2, localizado no topo do edifício, vai até final do mês de novembro dinamizar a zona oriental da cidade (Olivais, Parque das Nações, Encarnação, Moscavide, etc.) com a conjugação, num só espaço, de gastronomia, atividades desportivas, arte e cultura.

Em funcionamento de quinta a domingo, o novo IDB Rooftop é um espaço inovador e multifacetado, cujo conceito tem a curadoria e foi desenvolvido pela empresa World of Os, e onde todas as pessoas poderão desfrutar de uma experiência diferenciadora e até então inexistente nesta zona da capital. O novo terraço é reflexo do conceito criativo que a Jamestown tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, nos edifícios de escritórios que tem adquirido e remodelado. É um espaço inclusivo, direcionado para o público local, com uma oferta diversificada e original que reflete o espírito de um verdadeiro community hub.

Um dos destaques deste novo espaço da capital será a sua zona de restauração, cuja carta é assinada pelo conhecido chefde cozinha brasileiro Dedé. O menu será composto por várias sugestões gastronómicas internacionais, versáteis e práticas, entre as quais se destacam as conhecidas panquecas japonesas okonomiyaki. Aos domingos é possível optar por um brunch, composto por sugestões que fazem parte do menu definido pelo chef.

Em termos de atividades desportivas, os amantes de skate encontrarão no IDB Rooftop rampas e obstáculos. Embora exista já em Lisboa uma vasta oferta de pistas/rampas de skate em espaços exteriores, estas rampas serão as primeiras a existir num rooftop, o que permitirá aos seus adeptos, tanto adultos como crianças, ter uma experiência diferente.

Em termos de oferta artística, o IDB Rooftop terá patente ao público uma parede, com cerca de 40 metros de comprimento, cuja criatividade foi desenvolvida pelo duo de artistas Los Pepes. O trabalho dos artistas integra várias ilustrações que contam a história de Lisboa, enquanto cidade das setes colinas, e as sensações que o IDB Rooftop poderá proporcionar, através de várias cores e padrões, criadas sobre uma das paredes do terraço.

Em consequência da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa/MUDE – Museu do Design e da Moda, inaugura, no dia 20 de julho, a próxima exposição do MUDE FORA DE PORTAS, intitulada “O mundo vai continuar a não ser como era! – 100 anos de design gráfico na Coleção Carlos Rocha”. Num espaço contíguo ao rooftop, a mostra gráfica irá estar patente até 27 de novembro, reunindo uma seleção de obras que evidenciam as grandes mudanças na vida quotidiana em Portugal e os seus diferentes contextos políticos e socioeconómicos, desde 1930 até ao início do século XXI.

A aposta da Jamestown nesta colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda realça a estratégia definida pela empresa em tornar o IDB Lisbon num espaço promotor da arte nacional, evidenciado, também, pelo conjunto de instalações artísticas presentes no edifício que fazem parte do Collision Project. Fundado em Brooklyn, e presente na Europa desde 2020, o Collision Project é uma plataforma de colaboração de artistas e visionários onde estes expressam as suas ideias através da utilização do espaço construído como tela, tornando a arte numa experiência.

Integrado no conceito deste projeto, o IDB Lisbon conta, atualmente, com um mural criado pela artista e ilustradora portuguesa Kruella D’Enfer, intitulado Transitory Beings, onde é feita a interligação com os vários elementos que o integram à medida que o visitante o percorre, permitindo-lhe, também, fazer parte do mural, como ser transitório que é. O mural faz referências ao mar e à terra, bem como a portas que remetem para outro universo.

O IDB Rooftop contará ainda, na sua programação cultural, com o contributo do Letreiro Galeria, que irá inaugurar a 14 de julho neste novo espaço do IDB Lisbon a sua instalação “Estabelecimentos – Exposição de Letreiros Comerciais, século XX”, a primeira a ser realizada em espaço exterior. O projeto tem vindo, desde 2014, a resgatar letreiros luminosos desativados das fachadas de alguns edifícios em Lisboa, convertendo-os em instalações que contam a história da cidade através de um património gráfico único que atualmente está em desuso. Estão previstas novas ativações no espaço para setembro.

aNOTÍCIA.pt