Marinha Portuguesa prepara Comando da Força Naval Europeia

Marinha prepara 41ª rotação do Comando da Força Naval da Operação ATALANTA – EU NAVFOR ATALANTA

Marinha no Comando da Força Naval
Marinha Portuguesa prepara Comando da Força Naval Europeia - ®DR

A Marinha Portuguesa está a preparar a participação na 41ª rotação do Comando da Força Naval da Operação ATALANTA – EU NAVFOR ATALANTA, que vai decorrer de 4 de agosto a 2 de dezembro de 2022, no Oceano Índico.

O comando da Força Naval, será assumido pelo militar da Marinha, capitão-de-mar-e-guerra Rui Miguel Marcelo Correia, e o seu estado-maior, formado por 23 militares em representação de oito países, onde estão inseridos cinco militares da Marinha, estiveram presentes no Joint Mission Preparation (JMP), realizado no Operational Headquarter (OHQ) da Operação Atalanta, na Base Naval de Rota.

Durante o JMP, o comandante Marcelo Correia foi recebido pelo 2º Comandante da Operação ATALANTA, Contra-almirante Paolo Spagnoletta.

A Operação ATALANTA tem como objetivos proteger os navios do World Food Programme, que transportam ajuda humanitária, bem como toda a navegação considerada vulnerável. Esta operação contribui ainda para o aumento da segurança na região através da monitorização do tráfico de estupefacientes, armas, pesca ilegal e comércio ilícito de carvão.

O capitão-de-mar-e-guerra Rui Miguel Marcelo Correia ingressou na Escola Naval, na classe de Marinha, em 1986.

Sobre:

A Operação Atalanta, formalmente Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR) Somália, é uma operação militar de combate à pirataria no mar, no Corno de África e no Oceano Índico Ocidental, sendo a primeira operação naval conduzida pela União Europeia (UE) .

O comando operacional está atualmente localizado na Sede da Operação Espanhola (ESOHQ), na Estação Naval Rota (NAVSTA Rota) em Espanha. Faz parte de uma ação global mais ampla da UE para prevenir e combater atos de pirataria no Oceano Índico. Coopera com a multinacional Combined Task Force 151 das Forças Marítimas Combinadas (CMF) lideradas pelos EUA e com a Operação Ocean Shield antipirataria da NATO. A missão foi lançada em dezembro de 2008 com enfoque na proteção de navios e carregamentos com destino à Somália pertencentes ao WFP e AMISOM, bem como selecionar outros carregamentos vulneráveis. Além disso, a Operação Atalanta monitoriza a atividade pesqueira na costa regional. Em 2012, o objetivo da missão foi alargado para incluir territórios costeiros somalis e águas internas, de modo a coordenar as operações de combate à pirataria com o Governo Federal de Transição (TFG) da Somália e as administrações regionais. Em 16 de julho de 2012, a UE mandatou também a missão EUCAP Nestor para reforçar a capacidade marítima das marinhas regionais.

aNOTÍCIA.pt